Como prevenir o entorse ao praticar atividade física?



por Renata Menegatti
Como prevenir o entorse ao praticar atividade física?

Entorse acomete pessoas que praticam esportes, aprenda a prevenir essa lesão


Entorse é uma lesão por distensão ou rompimento dos ligamentos laterais e/ou mediais do tornozelo. Muito comum no esporte, que chega a 27 mil pessoas por dia nos EUA, com entorse.


Leia também: Qual é o melhor tênis para cada tipo de exercício? 


“Cerca de 90% das pessoas que têm entorse evoluem com resultado funcional satisfatório por meio do tratamento conservador, porém 15% desenvolvem alguma sequela”, explica a especialista em pés e tornozelos do Hospital da PUC-Campinas, Cintia Bittar.


Segundo a especialista a classificação da lesão está relacionada a idade, qualidade do osso, intensidade das forças, posição e direção do pé. “O que é mais frequente é quando o pé vai para dentro”.


Leia também: Corrida: como evitar lesões e problemas de saúde


Há três tipos de gravidade, sendo que duas podem chegar há uma perda funcional. O tratamento depende da avaliação do médico ortopedista, mas, provavelmente, repouso, gelo, anti-inflamatórios, elevação e a imobilização, farão parte do cuidado.


“A prevenção é usar sapatos apropriados e de tamanho ideal, durante o exercício, bem como alongar antes e depois de atividades físicas ou de recreação. Evitar mudanças bruscas de posição e de direção, enfaixar ou usar tornozeleiras durante a atividades esportiva”, completa.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p