É possível emagrecer em poucos dias?



por Renata Menegatti

Além das dietas de jejum e sucos, dá para eliminar medidas e desinchar de forma saudável?


Você enfiou o pé na jaca e tem apenas poucos dias para caber naquele vestido? Calma! Não é necessário jejuar ou viver de sucos para desinchar em um curto período de tempo.


Segundo Charlene Grosse, nutricionista e porta-voz da Associação de Nutricionistas da Austrália (DAA) recorrer a estes métodos drásticos, por vezes, pode piorar a situação.


Elas são o que chamamos de 'dietas da moda'. Geralmente restringem grupos alimentares inteiros e quantidades de alimentos, o que torna praticamente impossível obter todos os nutrientes de que se necessita para ter energia e saúde.


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"Em vez de perder gordura corporal, as pessoas em dietas extremas ou restritivas, muitas vezes perdem massa muscular e sua taxa metabólica cai drasticamente, por isso é muito mais fácil ganhar peso uma vez que a dieta tenha parado."


O DAA adverte que, embora o conceito de "desintoxicação" seja popular, não há nenhuma evidência científica que sugira nossos corpos precisam de ajuda para remover essas toxinas. Ter uma dieta saudável, equilibrada forneceria o mesmo benefício que o detox, mas com uma melhor nutrição.


"Algumas pessoas dizem que se sentem melhores após o jejum/detox, mas este é muitas vezes o resultado de comer menos alimentos ricos em gordura, sal ou açúcar, beber menos álcool e cafeína e comer mais frutas e legumes.


A rápida perda de peso também é mais frequentemente relacionada às mudanças de fluidos e redução de carboidratos em vez de perda de gordura real.


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Mas nem tudo está perdido, a nutricionista dá a dica se você precisa se preparar para um evento importante (e caber naquela roupinha). Há, sim, truques para desinchar e ficar melhor consigo.
"Hidrate seu corpo com água e baseie suas refeições em torno dos cinco grupos de alimentos básicos (frutas e vegetais, grãos, carnes magras, aves, peixes, nozes e sementes, ovos, legumes, tofu e alimentos lácteos), e largue os alimentos processados, como chips, confeitos e refrigerantes. Esta é a melhor maneira de maximizar as vitaminas e os minerais que mantêm seu corpo saudável e seu cabelo, pele e olhos brilhando.


"Se você optar por beber, manter sua ingestão de álcool para não mais do que dois drinques padrão por dia, escolha dois dias sem álcool por semana e sempre mantenha a água como sua primeira escolha para bebidas. Manter-se hidratado é fundamental para todos os processos em nosso corpo, e também mantém a aparência e textura da nossa pele. "


Talvez você não precise perder peso, você pode apenas estar inchada e retendo líquidos.


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Se você se sente inchada, pode ser por uma das seguintes razões:
• Aumentar subitamente a ingestão de alimentos ricos em fibras;
• Comer alimentos ricos em carboidratos que causam gases e inchaço, como cebola, repolho e couves de Bruxelas, feijão e lentilhas e couve-flor;
• Consumir alimentos com lactose que podem ser fermentados no intestino se não houver lactase suficiente presente, como leite, sorvete e alguns iogurtes;
• Álcool;
• Alimentos e bebidas com adoçantes artificiais como o sorbitol e manitol C;
• Bebidas gaseificadas;
• Goma de mascar;


Se você tende a ter retenção de água, limite a ingestão de alimentos salgados e processados.


Mas, acima de tudo,ignore as modas, e se concentre em mudanças simples que impulsionarão a sua saúde por um longo prazo.


• Com informações do Body and Soul (Aus)

 

 

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