Faça da sua dieta o seu tratamento de beleza



Faça da sua dieta o seu tratamento de beleza

Apostar no cardápio saudável pode ser mais eficaz que o uso de cosméticos convencionais


Alimentação balanceada é fator primordial para garantir a saúde do corpo, prevenir e tratar desordens estéticas e melhorar a aparência. Por meio das propriedades dos alimentos, como vitaminas e minerais, que as necessidades nutricionais da pele, unhas e cabelos são supridas, e, se isso não acontece, surgem as deficiências.


O segredo está em tratar o mal pela raiz. Por melhor que um produto pareça ser, sozinho ele não faz milagres. Quando se trata da saúde do corpo humano é necessário trabalhar um conjunto de fatores que, associados, podem levar ao êxito. Garantir a qualidade nutricional dos alimentos consumidos é o primeiro passo para o sucesso. Os nutrientes e vitaminas provenientes de uma dieta balanceada são primordiais para o bom funcionamento do organismo como um todo, o que, consequentemente, reflete diretamente na aparência física, melhorando o aspecto e revitalizando cabelos, unhas e pele, por exemplo, além de auxiliar na perda e controle de peso.


A nutricionista Sinara Menezes da Nature Center, afirma que quem investe em produtos e tratamentos de beleza sem estar com a saúde em dia, além de não obter os resultados almejados ainda pode ajudar a agravar a desordem estética: “Antes de mais nada é necessária uma avaliação clínica, pois todo procedimento oferece algum risco, mesmo que mínimo, e os produtos também possuem suas contraindicações. As vezes o paciente opta por esse caminho para corrigir um pequeno incomodo e no final das contas não vê nenhum efeito, ou pior, sofre com os efeitos colaterais que aumentam o problema”. Segundo a especialista existem bons produtos no mercado, mas nenhum pode substituir os cuidados nutricionais: “Se o paciente apresentar uma carência nutricional o tratamento cosmético pode até mascarar o problema por um período, mas ele certamente voltará a incomodar” – explica Sinara Menezes.


Quando se fala em uma alimentação aliada a estética a maioria das pessoas tende a relacionar apenas ao emagrecimento, mas a nutricionista afirma que o sobrepeso é apenas um dos agravos decorrentes de uma conduta alimentar incorreta: “Estudos comprovam que os maus hábitos alimentares, que apresentam deficiências nutricionais, excesso de carboidratos simples, gorduras saturadas, sódio e carência de fibras podem resultar em diversas alterações estéticas como acnes, celulites, envelhecimento precoce, flacidez da pele e muitos outros”. Sinara Menezes ainda ressalta que escolher os alimentos certos não ajuda a melhorar apenas o lado externo, mas também auxilia na prevenção de vários tipos de doenças.


A alimentação equilibrada é a chave para uma dieta saudável. Determinados alimentos são fonte de matéria prima para manutenção do metabolismo, mas todos os grupos alimentares devem compor o cardápio, pois, nenhum alimento isolado é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários. “O plano alimentar deve conter a combinação certa de carboidratos, gorduras e proteínas que irão fornecer a quantidade recomendada de todas as vitaminas e sais minerais de que o organismo necessita. Cada pessoa deve satisfazer suas necessidades de energia, porém sem excessos, e não esquecer de incluir o consumo regular de fibras e de água para auxiliar o funcionamento do sistema digestivo” acrescenta a especialista.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

logo ABQV p                             logo tricosalus                                  Dell Ambiente