Você sabe hidratar corretamente os cabelos?



Aplicação da máscara capilar para hidratação e nutrição depende do tipo de cabelo, aprenda a usar da maneira adequada

 

A utilização de máscaras capilares é sempre a primeira opção na hora de recuperar o cabelo e mantê-lo saudável, hidratado, nutrido e longe da quebra e do ressecamento. Porém, é preciso tomar cuidado na hora de usar o produto, pois, em exagero, o resultado pode não ser o esperado.
“O uso frequente e em excesso de máscaras capilares pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho. Isso por que as máscaras capilares são soluções concentradas para que possam atuar profunda e rapidamente. Logo, se forem utilizadas com muita frequência, o produto pode acabar se acumulando nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiços”, explica a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Para evitar o problema é importante então tomar alguns cuidados com relação a frequência, o modo de uso e a quantidade de máscara que será aplicada. “Cabelos mais grossos, por exemplo, devem receber o tratamento com máscara capilar apenas uma vez por semana. Já os cabelos mais finos devem utilizar o produto a cada duas semanas”, explica a médica. “É importante também levar em consideração seu tipo de cabelo na hora de escolher a máscara mais adequada, pois cabelos secos não devem utilizar um produto destinado a fios oleosos e vice-versa. ”

Segundo a especialista, é fundamental aplicar o produto de maneira correta para obter os melhores resultados. Desse modo, as máscaras capilares devem ser aplicadas apenas da metade dos fios até as pontas, pois é a região mais seca do cabelo, sempre evitando as raízes, já que o excesso do produto nesta área pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo, levando a problemas como a dermatite seborreica. “O ideal é que, para uma aplicação perfeita e uniforme, você utilize os dedos ou um pente de dentes largos para pentear o cabelo e espalhar o produto após a aplicação”, recomenda.

Por fim, deve-se enxaguar bem o cabelo pata garantir que todo o produto foi retirado, evitando assim que se acumule nos fios. Além disso, nos dias que não utilizar a máscara capilar opte por um bom condicionador para ajudar a manter o brilho e a hidratação dos fios. “O mais importante é que você sempre siga com atenção as recomendações específicas que os produtos trazem em seus rótulos. Porém, caso você sinta que os seus cabelos estão secos, opacos e quebradiços em excesso o ideal é que você consulte um médico especializado. Apenas ele poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você”, finaliza.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p