5 dicas para se preparar para o verão de forma saudável



5 dicas para se preparar para o verão de forma saudável

Fisioterapeuta reúne informações para quem quer iniciar o 'projeto biquini' sem comprometer a saúde

 

Faltam poucos dias para o verão e este costuma ser o período de “alta temporada” nas academias. Mas, a fisioterapeuta Gabriela Murara Junckes dá algumas dicas para quem quer cuidar melhor do corpo de forma saudável.


O primeiro passo é a avaliação física completa. “É ela que irá determinar o plano para o emagrecimento e o condicionamento físico com saúde. Hoje, existem ferramentas como o analisador corporal Inbody 120, que é um equipamento semelhante a uma balança, porém, ele faz um fracionamento do peso corporal, informando a quantidade de água corporal, proteínas e minerais; massa muscular e massa de gordura; entre outros dados”, destaca a fisioterapeuta.


É preciso também fazer análise da força, flexibilidade, mobilidade, postura e condicionamento cardiorrespiratório. A grande vantagem desta avaliação completa, segundo Gabriela, é que com os dados, é possível desenvolver um plano de exercícios físicos totalmente personalizado para o emagrecimento saudável. “A perda de peso não é indicativo de saúde, é preciso perder gordura e ganhar massa magra e você só consegue isso se conhecer de fato o seu corpo”, comenta a fisioterapeuta.


Depois da avaliação física, é preciso partir para o planejamento e a prática das atividades físicas indicadas. Gabriela recomenda uma conversa franca com o fisioterapeuta ou professor de educação física que lhe orientará. “É preciso colocar no planejamento atividades que possam ser inseridas no seu dia a dia de forma prazerosa. Por exemplo, quem tem filhos costuma ter menos tempo para a academia, mas pode incluir em sua rotina passeios de bicicleta aos fins de semana”, explica.


Após o início da prática desportiva é essencial fazer o acompanhamento periódico, para avaliar os resultados obtidos e propor melhorias nos treinos. “Se você não medir os resultados periodicamente, vai deixar de obter melhores resultados”, afirma.


Gabriela dá algumas orientações a quem quer começar a fazer exercícios:

 

  1. Consulte um fisioterapeuta para obter uma boa avaliação da sua condição física. Todos podem fazer exercícios, desde que adequados a sua saúde e capacidade.

  2. Faça o que está ao seu alcance, não é preciso se matricular em uma academia. Você pode praticar exercícios ao ar livre ou em casa mesmo, basta ter uma orientação correta.

  3. Decida começar e dedique-se pelo menos 30 minutos por dia para a prática de exercícios físicos.

  4. Avalie periodicamente os resultados obtidos com um profissional. Isso irá promover melhorias na rotina de exercícios e motivar para novas metas e desafios.

  5. Beba bastante água, alimente-se de forma saudável e durma bem. Isso tudo lhe dará mais disposição para a prática de exercícios.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

logo ABQV p                             logo tricosalus                                  Dell Ambiente