Dançar queima mais calorias do que correr



por Renata Menegatti
Dançar queima mais calorias do que correr

Além disso, é uma maneira sustentável de manter a forma, acessível a qualquer pessoa e que só requer boa vontade


Se você odeia a academia, só corre se for atrás do ônibus, não nada nem com reza brava e foge das bicicletas, dance! Uma equipe de cientistas descobriu que queimar pode queimar mais calorias do que correr, nadar ou pedalar.


Além disso, pode ter um efeito psíquico adicional. O Dr. Nick Smeeton afirma que embora a redução de emoções negativas e aumento de emoções positivas sejam comuns a qualquer atividade física, a dança tem um benefício a mais: consegue diminuir a fadiga.


Para chegar às suas conclusões, o Dr. Smeeton, seu colega DR. Gary Brickley e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Brighton, na Grã Bretanha, analisou um grupo de 15 jovens dançarinos da London's City Academy, de 24 a 38 anos.


Eles participaram de sessões de 30 minutos de balé, dança de salão, dança contemporânea, salsa, dança de rua e swing.


Cada movimento foi analisado, por meio de um colete com acelerômetros e monitores de frequência cardíaca, que também acompanhavam seu gasto de energia.


Depois de cada aula de dança, os participantes foram convidados a avaliar o seu estado psicológico através de um questionário que mede emoções.


Os cientistas disseram que ficaram surpresos ao descobrir que os participantes nas aulas de dança contemporânea, de rua e swing queimaram mais calorias do que eles teriam se tivessem praticado corrida, ciclismo ou natação no mesmo período de tempo.


Em um período de 30 minutos, dançarinos de swing queimaram uma média de 293 calorias, em comparação a 264 de corrida, 258 em um jogo de futebol e 249 ao praticar natação.


O estudo também revelou conclusões sobre a distância percorrida ao longo das aulas de 30 minutos.


Aqueles na aula de dança de rua percorreram uma distância que equivale a uma corrida de 3.6km.


Dançarinos nas aulas de balé e dança contemporânea percorreram 1.6 km e 1.2 km respectivamente, com resultados comparáveis a correr em uma esteira por 10 minutos.

 

 

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