Corset, espartilho e cinta: os prós e contras da cinturinha



Corset, espartilho e cinta: os prós e contras da cinturinha

Ortopedista fala sobre os benefícios e os malefícios do acessório, que pode até mudar o corpo da mulher


Em busca do corpo perfeito, as mulheres procuram cada vez mais recursos para atingir aquilo que chamam de “corpo ideal”. O corset é a mais nova moda para as que desejam aquela cinturinha, essa tendência que surgiu com a artista internacional Kim Kardashian, chegou ao Brasil e tem adquirido cada vez mais adeptos por aqui.


O ortopedista Dr. Artur da Fonseca confirma a eficácia do produto, mas faz um alerta. “O corset empurra para o dentro a caixa torácica as duas últimas costelas, as quais são mais soltas e flexíveis. Após um período essa alteração passa a ser permanente. Mas existem muitos riscos ao corpo”.


Muitas mulheres se inspiram nas artistas americanas e acabam exagerando no tempo de uso do artigo. “Se usado durante as refeições, por exemplo, o corset vai comprimir o estômago, reduzindo o seu volume. Isso faz com que a alimentação adequada seja dificultada. O acessório também atua impedindo a expansão abdominal após a alimentação e diminuindo o peristaltismo (os movimentos) do sistema digestivo” explica o ortopedista.


O médico avisa que esse uso frequente de corset pode acarretar em uma série de alterações no corpo da mulher, como a deformação do tórax, que pode ocorrer devido a compressão das costelas flutuantes. O comprometimento da respiração, pois as mulheres possuem a respiração predominantemente abdominal e o corset apertado atrapalha a expansão do abdômen, reduzindo a capacidade pulmonar.


Para o médico, existem algumas situações que o uso de uma cinta ajuda. O corset não tem espaço nestas ocasiões, como o pós operatório de cirurgias plásticas abdominais, cesarianas. Mas se a mulher optar usar o corset em situações do dia a dia ou momentos esporádicos é para nunca usá-lo apertado.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

logo ABQV p                             logo tricosalus                                  Dell Ambiente