Dieta promete secar 40kg em 60 dias. É possível?



Dieta promete secar 40kg em 60 dias. É possível?

Regime feito pelo australiano Joe Cross virou documentário e causa opiniões controversas


O australiano Joe Cross perdeu aproximadamente 40 quilos em dois meses fazendo a dieta do "fastjuice", que consiste em tomar somente sucos de frutas, vegetais e legumes preparados por um juicer. Essa experiência virou um documentário, o Fat, Sick&NearlyDead (gordo, doente e quase morto).


O australiano, que desenvolveu uma doença autoimune provavelmente relacionada ao seu estilo de vida nem um pouco saudável, com uma alimentação cheia de frituras, gorduras e muito açúcar somado a uma vida sedentária, decidiu fazer uma mudança na sua vida porque sua doença autoimune (urticária crônica) passou a se manifestar de forma mais intensa, fazendo com que ele aumentasse a quantidade de medicamentos e sofresse ainda mais com os efeitos colaterais.


Foi então que Joe resolveu mudar radicalmente sua alimentação. Depois de consultar seis médicos que lhe disseram que o quadro era grave e poderia piorar, Joe decidiu enfrentar o desafio de "reiniciar" seu sistema fazendo um jejum de 60 dias apenas se alimentando de suco verde e de frutas naturais enquanto gravou o documentário. Ao longo da trajetória, Joe relata as melhorias que teve em seu colesterol, triglicerídeo, autoestima e disposição, além da redução da gordura de forma visível.

Prós e contras

As famosas dietas detox são conhecidas por eliminarem todos os alimentos sólidos e todas as bebidas, exceto os sucos detox e a água. São dietas bem rígidas e extremas, e, nesse caso, é mais indicada para pessoas obesas que precisam de resultados mais "urgentes".


Na composição desses sucos devemos ter grandes quantidades de vegetais e frutas. "Os sucos fornecem bastante nutrientes fáceis de serem absorvidos, e, por isso, há um déficit calórico e uma queima de gordura mais rápidos", explica a nutróloga Liliane Oppermann.


Esse tipo de dieta pode durar de 3 a 60 dias. No caso de Joe Cross, autor do documentário, teve a duração completa dos 60 dias, fazendo com que a perda de peso fosse extremamente visível e significativa. "Porém, um detox de três dias é o mais recomendável para que seja eficaz e saudável, sem riscos. Em apenas 72h, o organismo consegue desinchar e ter uma boa perda de peso, de até 3 quilos", diz a médica.


Primeiramente, para dar início à uma dieta mais restrita com essa, é necessário e imprescindível o acompanhamento médico, para que sejam evitados quaisquer tipos de riscos. Como a dieta depende muito de sucos, esses sucos precisam ser elaborados com os ingredientes corretos, que contenham vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas etc, e, não serem feitos da cabeça da própria pessoa.


"Sempre ressaltamos que não existem dietas milagrosas, e, que os resultados "eternos" só podem ser mantidos com reeducação alimentar, baseada em alimentos sólidos e comuns. Mas claro que os sucos detox são uma ferramenta útil para melhorar a saúde, controlar o apetite e emagrecer, e, ajudam a desinchar bastante", explica a nutróloga Liliane Oppermann.

Veja o documentário completo legendado em português.
 

Comment