5 dicas para respeitar os limites do corpo mesmo em dieta



5 dicas para respeitar os limites do corpo mesmo em dieta

Estar em dia com a saúde e manter o peso ideal são metas de muitas pessoas, mas não a qualquer custo

 

Alimentar-se de forma balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma dieta equilibrada é uma das principais formas de respeitar as necessidades do corpo.


Muitos acreditam que comer a mesma refeição todos os dias é o suficiente para o organismo receber tudo o que precisa, mas cada nutriente exerce um papel específico e precisa ser ingerido frequentemente. "Nossos órgãos utilizam todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras para funcionar corretamente e não é possível encontrar todo esse conjunto em apenas um tipo de alimento", explica Lara Natacci, nutricionista do DietNet.


Apesar de a rotina corrida tornar mais difícil o preparo de diferentes alimentos para as refeições, com pequenas atitudes práticas e fáceis já podemos oferecer ao corpo todos os nutrientes essenciais.


Por isso, a nutricionista Lara dá 5 dicas de como algumas atitudes simples do dia a dia são benéficas ao nosso organismo:


Hidratação

A água é melhor opção para manter-se sempre hidratado e deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia, porém, é possível variar o tipo de bebida. Sucos naturais, chás e vitaminas com frutas ou bebidas à base de soja são outras opções que tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina e fornecem outros nutrientes importantes para o organismo.


Respeite suas vontades

Quando excluímos algum tipo de alimento muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem estar do corpo. Uma boa opção é consumir ou buscar outras opções que sejam similares. Em alguns casos, e com a orientação de um profissional especializado, as opções light podem ajudar quem quer manter o peso.

 

Não restrinja nada por conta própria

Este hábito pode influenciar a oferta de nutrientes e deixar a alimentação desequilibrada. Dentro de uma alimentação equilibrada, todos os alimentos são bem-vindos, então, ao invés de restringir, vale ampliar e experimentar alimentos novos, para aumentar a variedade das refeições. E caso seja necessário restringir um alimento, o acompanhamento e orientação de um nutricionista são fundamentais.


Não pule refeições

Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches para garantir que se alimente a cada 3h.

 

Varie a alimentação

Organize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir, por exemplo, para as proteínas podemos variar entre as de origem animal e vegetal. Dentre estas ultimas, deve-se dar preferência para às de alta qualidade, como a presente na soja, por exemplo. Montar um prato colorido é fornecer mais variedade para o corpo a fim de garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas.dicas

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

logo ABQV p                             logo tricosalus