Devo fazer o aeróbio antes ou depois da musculação?



Devo fazer o aeróbio antes ou depois da musculação?

Tendo em vista que conciliar a musculação com o treino aeróbio não é nenhum pecado mortal desde que feito corretamente, vem à tona uma pergunta que muito incomoda os praticantes de atividade física: “o que deve vir primeiro: o aeróbio ou a musculação”.

 

Para acabar com essa inquietação e chegarmos a uma resposta, se faz necessário fazermos uma nova pergunta: Qual é seu principal objetivo? Caso você tenho como meta principal melhorar sua capacidade cardiovascular (condicionamento), primeiro deve fazer o treino aeróbio. Já, se o objetivo é aumentar sua massa muscular (Hipertrofia), então você deve dar prioridade a musculação.

 

Sabe-se que um treino de hipertrofia o peso é muito importante para resultados, porque as vezes tenho que diminuir minha carga e aumentar significativamente o número de repetições? Isso não me fará emagrecer? Perder músculo?

 

Em nosso corpo, possuímos dois tipos de fibras musculares com características diferentes: Tipo I de contração lenta e Tipo II de contração rápida. Cada uma dessas fibras para ser desenvolvida, deve ser estimulada de forma especifica. Na prática, para recrutarmos as fibras do tipo II e dessa forma atingir o efeito do treinamento desejado (hipertrofia), o exercício deve ser caracterizado por cargas pesadas e poucas repetições. Já para recrutar e desenvolver as fibras do tipo I, devido as suas características oxidativas (usadas em exercícios mais lentos e de longa duração) os exercícios serão estruturados tendo como referencia pouco peso e muitas repetições.

 

Sendo assim, deve ficar claro que para desenvolver completamente um determinado músculo, ele deve ser exercitado usando variações de estímulos que vão além da troca de carga de tempo em tempo como também variações no ângulo de movimento e exercícios diferentes. Tais procedimentos irão facilitar o processo de ganho de massa muscular.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

                logo ABQV p                                Dell Ambiente