A importância de variar os estimulos de sua corrida



Especial Corrida para Mulheres -  A importância de variar os estimulos de sua corrida

Correr é uma atividade que requer preparação e treinamento especifico. Iniciantes, atletas amadores e profissionais devem estar cientes que o treinamento é base no condicionamento físico e mental do corredor.


Há diversas formas de se treinar corrida, porém, algumas formas de treinamento permanecem atuais ao longo de décadas, e são praticadas por corredores iniciantes, amadores e profissionais. São elas:

 

Treinos Longos: São importantes para ganhar volume de treino. É indicado que essa corrida seja feita em uma intensidade equivalente a 75% a 85% de sua frequência cardíaca máxima.

 

Treinos de Ritmo: O objetivo do treino de ritmo é adaptar o organismo a suportar uma intensidade moderada em distâncias medianas . Geralmente se estipula um determinado tempo limite e o corredor procura percorrer a maior distância dentro do tempo previsto, ou o inverso, a determinação de uma distância para o corredor percorrê-la no menor tempo possível. É indicado que essa corrida seja feita em uma intensidade equivalente a 80% a 90% de sua frequência cardíaca máxima.

 

Fartlek: O termo Fartlek significa “jogo de velocidade”. Esse treino tem como objetivo alternar ritmos fortes e leves.

 

Corridas em Aclive: A corrida em subidas possibilita ao corredor o desenvolvimento da força muscular e a melhora da resistência, das capacidades aeróbicas e anaeróbias, além da tolerância física e metal ao esforço muscular. O treino em subidas deve ser feito criteriosamente e com sensatez no programa de treinamento, pois é preciso ter atenção quanto ao demasiado esforço de músculos e articulações.

 

Corridas Regenerativas: Tem como objetivo, recuperar o organismo de treinos muito intensos. Esse método serve também para preparar o corpo para novos estímulos. É indicado que essa corrida seja feita em uma intensidade equivalente a 50% a 70% de sua frequência cardíaca máxima.

 

IMPORTANTE - para iniciar a prática da corrida, um dica é que você de preferência aos treinos intervalados. Comece intervalando caminhada com corrida. Um exemplo prático seria : Caminhe de 2 a 3 minutos e corra de 30 segundos a 1 minuto (vai depender de seu estado físico). Repita esses intervalos de 20 a 30 minutos e faça esse tipo de trabalho de 2 a 3 x na semana. Com o passar do tempo, comece a aumentar a intensidade seu treinamento, diminuindo o tempo de caminhada e aumentando o tempo de corrida.

 

OBS – Descansar também faz parte de seu programa de corrida. Treinar todos os dias pode ser perigoso, em muitos casos são constatadas lesões musculares e osseas por overtraining.

Comment