Nutrição antes, durante e depois do treino



Nutrição antes, durante e depois do treino

Como e o que devemos ingerir para otimizar a atividade física e garantir a nossa saúde? Especialista responde


Um ponto que merece atenção especial para quem resolve treinar é sua alimentação e sua hidratação, antes, durante e após sua prática de atividade física.


Em uma alimentação balanceada, devemos ter em nossa ingestão diária cerca de 60 a 70% de carboidratos, 25 a 30% de lipídeos e 10 a 15% de proteínas. O consumo de carboidratos deve ser constante para se impedir o esgotamento gradual das reservas de glicogênio, que pode ser causado por dias consecutivos de treinamento intensivo.


Logo após o término de sua atividade física (até quatro horas) é interessante fazer uma dieta rica em carboidratos, objetivando auxiliar a síntese de glicogênio dos músculos e do fígado.


Quanto à hidratação sabe-se que não há uma regra definitiva para saber a quantidade de líquido necessária para repor a perda de água tida durante a prática de atividade física, mas é consenso entre especialistas que deve se ingerir líquidos antes de ter sede. Assim, ingerir de 250 ml a 600 ml de líquidos, em etapas, duas horas antes do exercício garante um nível adequado de hidratação e tempo suficiente para eliminar o excesso.


Durante a atividade física, a quantidade de água a ser tomada deve tentar repor a quantia perdida através do suor. Além de água, é interessante que o atleta tome outros tipos de líquidos durante a prova, como os isotônicos, visando a reposição de outras substâncias como por exemplo, os sais minerais.


Siga as essas dicas e orientações e faça de sua atividade física uma rotina segura e agradável.

 

* Daniel Barsottini é personaltrainer, mestre em Ciência do Movimento, pós graduado em Fisiologia do Exercício e Biomecânica

 

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