Brincadeira ao ar livre previne miopia em crianças



Brincadeira ao ar livre previne miopia em crianças

Quer livrar seus filhos de óculos? Deixe-os brincar em ambientes externos


No Brasil, um estudo realizados pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) em 2014 com crianças entre 9 e 13 anos que utilizavam computador ou videogame por seis horas ininterruptas mostrou que 21% delas desenvolveram algum grau de miopia.


Por isso deixar as crianças brincarem ao ar livre pode ser uma arma contra problemas de visão, segundo uma pesquisa realizada em 12 escolas chinesas, que apontou que 40 minutos de brincadeiras em ambientes externos por dia eram suficientes para proteger a visão das crianças.


Depois de três anos, eles passaram a fazer testes com as crianças para identificar se havia sinais de miopia. No inicio do experimento, menos de 2% de cada grupo tinha o problema.
Entre as crianças das escolas que aplicaram a estratégia de brincar ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau miopia. Já entre aquelas que ficaram nas salas de aula, 40% desenvolveram o problema – a pesquisa considerou 'miopia' os exames que apontavam pelo menos 0,5 grau.


A diferença não é grande, mas é significativa, dizem os pesquisadores. E ela se mantém mesmo quando se leva outros fatores em consideração, como o histórico familiar de miopia.


* Com informações da BBC

Comment