Dormir tarde pode causar sobrepeso em adolescentes



por Renata Menegatti
Dormir tarde pode causar sobrepeso em adolescentes

Adolescentes adoram ir para a cama tarde, mas existe um motivo além da exigência dos pais para isso


Ir para a cama cedo por ter um motivo a mais além da "encheção de saco" dos pais. Ficar sem dormir até tarde pode aumentar o risco de sobrepeso em adolescentes com o passar do tempo, segundo um novo estudo da American Academy of Sleep Medicine.


Na pesquisa, os estudiosos analisaram dados de mais de 3.000 adolescentes americanos e descobriram que cada hora extra de sono atrasado estaria associada a mais de dois pontos em aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), uma estimativa da gordura corporal baseada em altura e peso.


A ligação entre esses dois fatores não foi significantemente afetada pelo total de horas de sono, quantidade de exercícios ou tempo passado em frente ao computador ou televisão. Esses resultados são importantes porque destacam a hora de sono, não apenas sua quantidade, como um alvo em potencial para a manutenção do peso na transição para a vida adulta.

 

A pesquisa não define que quem dorme tarde está destinado a ser gordo, mas associam esses dois fatores. Adolescentes precisam de mais de nove horas por dia de sono, segundo a American Academy of Sleep Medicine, com ou sem sobrepeso no páreo.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p