15 dicas para arrumar suas malas e evitar problemas nas férias



15 dicas para arrumar suas malas e evitar problemas nas férias

A bagagem é um dos itens que mais causa problemas a viajantes, mas muitos deles podem ser evitados


Para garantir uma viagem tranquila e evitar dores de cabeça, o turista deve planejar e arrumar as malas com muito cuidado. Para ajudar nessa tarefa, amomondo, buscador global de passagens aéreas e hotéis, preparou uma lista com 15 dicas para organizar tudo e aproveitar ao máximo a temporada sem passar sufoco.

 

1. Faça uma listinha

Pode até ser chato, mas fazer uma listinha com tudo que precisa levar é o passaporte para uma viagem livre de stress. Separe os itens essenciais dos desejáveis e seja realista sobre quais são suas limitações de bagagem.

 

2. Atenção ao kit de primeiros socorros

Não precisa exagerar e montar uma farmácia como se estivesse indo para selva. Uma pequena ‘necessaire’ com os remédios que toma no dia a dia ou que pode precisar é suficiente. Ninguém quer estragar a viagem e sofrer com uma febre alta, dor de estômago ou cabeça bem na hora de se divertir. É bom lembrar que em determinadas cidades ou países alguns medicamentos, como para alergia e asma, só podem ser comprados sob prescrição médica, então é melhor levar para não correr o risco de ficar sem enquanto estiver longe de casa.

 

3. Limite o transporte de líquidos

Apesar destas restrições serem conhecidas, muita gente ainda fica confusa se pode ou não passar pela segurança do aeroporto com uma simples garrafinha de água. Para evitar constrangimentos, a recomendação é de que todos os líquidos carregados na bagagem de mão não ultrapassem 100 ml por item e sejam acondicionados em uma sacola pequena e transparente. Se estiver carregando algo maior, guarde na mala que será despachada.

 

4. Identifique sua bagagem

A menos que seja um espião ou não queira ser encontrado em hipótese alguma não há razão para viajar incógnito. A maioria das malas têm espaços para colocar etiquetas de identificação, então não esqueça de preenchê-las para evitar a chateação de ficar dias sem suas roupas no caso da companhia aérea perder sua bagagem.

 

5. Preste atenção nas restrições de bagagem

Lembre-se: se a companhia aérea informar que sua mala não pode ultrapassar "23 kg" isso significa que você pode transportar apenas 23 kg. Por isso, pese suas malas antes de ir para o aeroporto para evitar ser obrigado a pagar uma taxa extra para embarcar ou, pior ainda, ter que se desafazer daquela linda malha que ganhou de presente. Entenda que as restrições existem por um único motivo: sua segurança.

 

6. Reserve espaços nas malas para as compras

É inevitável que nas viagens, principalmente para o exterior, você retorne para casa com muito mais bagagem do que na ida. Então, lembre-se de deixar espaços nas malas para colocar suas compras.

 

Evite, por exemplo, levar muitos sapatos. Para uma viagem de 1 a 2 semanas, 3 pares são suficientes. mais importante que o volume, é a versatilidade. Por isso, escolha um par de calçados para cada ocasião, como para trilha, passeio urbano ou mesmo para uma festa. Outra dica é embarcar usando o calçado mais pesado. Os outros que estiverem na bagagem encha com meias para ganhar espaço.

 

A menos que esteja planejando viajar para uma ilha deserta, o mesmo vale para os cosméticos. Além disso, quanto menos produtos levar menores serão as chances dos líquidos abrirem e sujarem tudo o que estiver na mala. Aquele creme facial que não consegue viver sem, tente levar apenas o que irá utilizar enquanto estiver fora de casa. Assim, poderá descartar as embalagens vazias e assegurar mais espaço nas malas para as compras. Outra dica é enrolar as roupas, o que também ajuda a reduzir os amassados e vincos durante a movimentação das bagagens.

 

7. Leve objetos de valor na bagagem de mão

Hoje em dia é muito raro as companhias aéreas perderem as bagagens. Mas, por que correr o risco de perder seu tablet ou máquina fotográfica? Guarde todos seus objetos de valor, como eletrônicos e joias, na bagagem de mão.

 

8. Não esqueça os adaptadores

Fique atento aos tipos de tomadas que são utilizadas no país que irá visitar. Antes de embarcar, faça uma pesquisa e compre os adaptadores corretos.

 

9. Leve roupas que realmente são necessárias

Você pode querer levar aquela blusa de bananas para viagem, mas será que ela é realmente necessária? Escolha roupas que possam ser utilizadas em qualquer situação e leve apenas uma de gala, caso tenha que participar de algum evento. Deixe aquelas peças esquisitas para usar em casa.

 

10. Tenha cuidado com objetos delicados

Se tiver que embalar alguns pratos de porcelana chinesa ou mercadorias de vidro, como garrafas de vinho, por exemplo, faça com plásticos bolhas ou coloque-os entre as roupas. Essa é a maneira mais segura para que os presentes e lembranças cheguem em casa inteiros.

 

11. Leve roupas íntimas e algumas peças na bagagem de mão

É sempre uma boa ideia ter um jogo de roupas íntimas e algumas peças na bagagem de mão para o caso da mala ser extraviada.

 

12. Não tente adivinhar o tempo. Verifique.

Dependendo do seu destino, as previsões de tempo podem ser os melhores amigos ou inimigos de suas férias. Verifique as condições do tempo para planejar melhor os passeios durante a viagem, assim como quais roupas deverá levar para determinado clima, evitando carregar peças que só ocuparão mais espaço nas malas. Vale guardar espaço para levar um pequeno guarda-chuva ou uma capa.

 

13. Não leve seu kit de manicure

Se está pensando em transportar lixas de unha, tesouras ou qualquer outra ferramenta que possa ser considerada arma branca em sua bagagem desista da ideia. Elas são totalmente proibidos e os funcionários do aeroporto vão pedir para que as descarte.

 

14. Toalhas. Precisa mesmo?

Pense bastante se realmente precisa levar toalhas, que ocupam muito espaço nas malas. Vale lembrar que os hotéis disponibilizam toalhas, tanto para banho quanto para usar nas piscinas ou nas praias.

 

15. Evite objetos de metais

É pouco provável que precise se despir totalmente na hora de passar no detector de metais na área de embarque, mas pode acontecer de ter que tirar algumas peças de roupa. Por isso, o ideal é não embarcar com joias, cintos e outros acessórios que tenham muitos metais para evitar passar transtorno. No caso de levar objetos eletrônicos, declare ao pessoal de segurança do aeroporto tudo que esteja transportando em sua bagagem de mão.

Comment