5 benefícios do carboidrato para o seu dia a dia



por Renata Menegatti
em Saúde
5 benefícios do carboidrato para o seu dia a dia

Cortar o carboidrato da sua dieta pode não ser a melhor opção, entenda os benefícios do carboidrato


O carboidrato para muitos é considerado um vilão, e, muitas vezes, o primeiro a ser cortado da dieta. No entanto, esse nutriente encontrado principalmente em pães, bolos, biscoitos, massas, arroz e tubérculos, como a batata e a mandioca, trazem grandes benefícios, dando energia para atividades cotidianas: ler, andar, correr e trabalhar. Por isso, é fundamental para manter uma dieta equilibrada.


De acordo com a Mariana Nacarato, nutricionista da Equilibrium, "Para aqueles que querem uma vida saudável e ativa é um grande erro evitar o carboidrato, o correto é consumir de forma balanceada. A falta desse nutriente pode causar cansaço, tontura e fraqueza. Além disso, o metabolismo fica lento, o que é ruim para quem precisa perder peso, por exemplo."


Leia também: 4 motivos para comer carboidratos à noite


Abaixo, seguem cinco benefícios que, segundo Mariana, ajudarão a entender porque o carboidrato é importante para o dia a dia:


1. Fornece energia e disposição

O carboidrato é a principal fonte de energia para o funcionamento do organismo. Após consumir alimentos com esse nutriente, essa substância é digerida por enzimas e quebrada em moléculas de glicose. Sob a ação de hormônios, a glicose é absorvida pelas células e liberada quando o corpo necessita. E precisamos de energia e disposição o tempo todo, seja para respirar, estudar ou praticar atividade física.


2. Controla sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que acontecem alguns dias antes da menstruação. Esses sinais abrangem alteração no humor, ansiedade, tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração, alterações no apetite e compulsão por doces. Carboidratos complexos, encontrados em pães integrais, massas e arroz integral, são digeridos e absorvidos mais lentamente pelo corpo e mantém níveis estáveis de glicose no sangue. Isso diminui a compulsão por doces e aumenta a disponibilidade de triptofano, que é essencial para formar serotonina. Essa substância é responsável pelo bom humor, que fica alterado nesse período pré-menstrual.


Leia também: 10 motivos para não cortar carboidratos da dieta


3. Contribui com o bom humor

O carboidrato é um nutriente importante para manter os níveis adequados de serotonina no corpo. Ele possibilita a manutenção do grau de glicose e insulina no sangue, que são necessários para tornar o triptofano mais disponível para formar a serotonina. Essa substância é importante para o funcionamento adequado do sistema nervoso, com diversas funções, entre elas a regulação do humor. Níveis baixos desse elemento podem influenciar negativamente o ânimo.


4. Mantém uma boa memória

Carboidratos quando digeridos são convertidos em glicose, principal fonte de energia para o cérebro. Ter uma alimentação pobre deste nutriente está relacionada com uma piora da memória e com a falta de atenção.


5. Ajuda a ter uma boa noite de sono

A noite, uma refeição rica em carboidrato e pobre em proteína pode facilitar a captação de triptofano e a sua conversão em serotonina no cérebro. Essa substância também regula o ciclo do sono, e em quantidades adequadas pode induzir a sonolência.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p