Por que dormir mal engorda?



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Por que dormir mal engorda?

Dormir mal afeta metabolismo do organismo e pode levar ao ganho de peso


Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que 40% da população mundial sofre de algum tipo de distúrbio do sono. Os índices preocupam, já que pessoas com problemas para dormir podem apresentar hipersonolência diurna, déficit de atenção, ansiedade, alteração de memória, estresse, alterações do humor e aumento de peso. Ao longo do tempo, esses sintomas podem levar a distúrbios metabólicos, como por exemplo, diabetes e alterações cardiovasculares (hipertensão, infarto, acidente vascular encefálico) o que aumenta os riscos à saúde da população.


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Portanto, dormir cerca de 7 a 8 horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas acima de tudo metabólico. De acordo com o especialista em Metabologia, Nutrologia e Fisiologia do Envelhecimento, Dr. Mohamad Barakat, durante o sono ocorrem processos no metabolismo que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.


Segundo ele, a privação do sono pode comprometer a produção de hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como o hormônio do crescimento (GH). “Este hormônio é fundamental, pois tem como principais funções manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose”, alerta o especialista


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Outro hormônio, também liberado durante o sono é a leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade. “Pessoas que permanecem acordadas, por períodos superiores ao recomendado, produzem menor quantidade de leptina, resultando em maior necessidade de ingerir carboidratos, o que pode evoluir para a obesidade.”


O fisioterapeuta do Incor, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória, Dr. Augusto Colen Carrasco, dá algumas dicas que podem auxiliar a relaxar na hora de dormir:

 

  • • Praticar atividades físicas regularmente
  • • Evitar comidas pesadas antes de dormir
  • • Ter uma rotina de sono
  • • Dormir de 6 a 8 horas por dia
  • • Evitar ingerir cafeína e bebida alcoólica durante a noite
  • • Dormir em decúbito lateral com travesseiro adequado
  • • Evitar utilizar aparelhos eletrônicos (celular, computadores e TV) antes de se deitar

 

 

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