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Lentilha + vitamina C = mais benefícios para a saúde



em Saúde
Lentilha + vitamina C = mais benefícios para a saúde

Nutricionista explica os benefícios dessa combinação e da própria lentilha

 

Nem só no ano novo devemos comer lentilha. Associada à boa sorte na virada do ano, a leguminosa também tem tudo a ver com boa saúde. E que maior sorte se pode ter que ser saudável?

 

Rica em vitaminas e minerais e forte aliada na prevenção e combate da diabetes, doença que atinge mais de 25 milhões de brasileiros. Para explicar as propriedades desse alimento, a nutricionista da rede Supermercados Mambo, Karina Reis, aborda seus benefícios.

 

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“Fonte de fibras solúveis e insolúveis, a leguminosa é rica em zinco, um mineral essencial que fortalece o sistema imunológico, além disso, é poderosa no tratamento da anemia, pois têm alto índice de ferro, além disso, as fibras contidas no alimento melhoram o trânsito intestinal aliviando a prisão de ventre e a sensação de inchaço no abdômen”, explica Reis. Presente na dieta humana desde o período neolítico, a lentilha é muito versátil e pode ser consumida de diversas formas, em saladas, ensopados ou até mesmo como acompanhamento do tradicional arroz.

 

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Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Nutrição, da Universidade de Toronto, no Canadá, e divulgado no ArchivesofInternal Medicine, concluiu após 25 anos de acompanhamento que os indivíduos que possuíam dietas ricas em alimentos com fibras como a lentilha preveniram 82% dos casos de doenças cardíacas e preservaram a saúde de seus vasos sanguíneos.

 

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Segundo a nutricionista a lentilha também é ótima para gestantes, “ela auxilia na formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez, pois estimula a formação de células do sangue e previne o câncer de cólon”. A profissional da rede Mambo também dá uma dica valiosa para quem deseja aproveitar melhor seus nutrientes, “Acrescente na refeição um alimento que seja rico em vitamina C, como por exemplo, o brócolis. Se preferir, pode adicionar no final do preparo algumas folhinhas de salsa, coentro ou hortelã, todos crus. Essa combinação potencializará o alimento, pois o organismo só absorve 10% do ferro da lentilha, mas quando associado a uma fonte de vitamina C, a absorção sobe para quase 40%”, orienta a nutricionista.

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