8 alimentos que bombam sua imunidade no inverno



em Saúde
8 alimentos que bombam sua imunidade no inverno

Tempo frio, seco e variações abruptas de temperatura acabam com a imunidade. Fortaleça a sua

 

A combinação entre tempo frio e seco no inverno, além da variação de temperatura, aumenta as chances de contrair doenças respiratórias. Por isso a saúde precisam de atenção redobrada durante a estação para reforçar a imunidade contra o ataque de vírus e bactérias, que causam resfriados, faringites, gripes e pneumonias. Estas doenças são mais comuns no inverno, pois as pessoas costumam permanecer mais tempo em locais fechados e sem ventilação.

 

A nutricionista Paula Vasconcelos, da Nature Center, explica que uma alimentação balanceadas auxiliará na manutenção da imunidade alta. As refeições devem conter legumes, verduras e frutas, sobretudo aquelas ricas em vitamina C. A ingestão de líquidos ajuda na hidratação e evita que as vias aéreas fiquem ressecadas e forme feridas, que são portas de entrada para doe nças. A ssociado a isto, alimentos funcionais também podem reforçar a proteção do organismo por reunir muitos destes componentes importantes para manutenção da imunidade.

 

Leia também: Suco antigripal ajuda a fortalecer o sistema imunológico

 

Veja a lista de alimentos que a nutricionista preparou para ajudar a manter a imunidade alta.

 

  • • Oleoginosas: Castanha do Pará, pistache e amêndoa são alimentos ricos em selênio, substância anti-oxidante, e em gordura mono e poli-insaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL). Além disto, evita hipoglicemia.
  • • Alho: Possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado ou cru. Ainda há a opção do óleo de alho em cápsulas.
  • • Chá verde - Pessoas que bebem chá verde têm imunidade fortalecida. Isto ocorre porque o chá contém uma propriedade que impede que vírus e bactérias de se instalarem nas paredes celulares. Esta propriedade ainda protege o organismo contra outros problemas como disenteria, indigestão, diarréia, entre outros.

Leia também: Emagrecimento rápido causa flacidez e derruba a imunidade

  • • Peixe - Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão e que é um grande aliado do sistema imune, além de prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Muitas pessoas não gostam de peixe, mas ômega 3 pode ser encontrado em alimentos funcionais, como Óleo de Peixe.
  • • Cogumelo Shitake - Este cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.
  • • Frutas cítricas: Limão, laranja, kiwi, tangerina, acerola, entre outros, são ricos em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.
  • • Gengibre: Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido ao princípio ativo gengirol, melhorando o sistema imunológico.
  • • Batata yacon: Rica em fibras, estimula a flora bacteriana intestinal, o que aumenta a imunidade do organismo. Também conhecida com insulina natura, a batata yacon reduz os níveis de glicose no sangue.

 

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p