Menstruação: 6 mitos desvendados



em Saúde
Menstruação: 6 mitos desvendados

Embora faça parte da vida de toda mulher, a menstruação ainda é cercada de tabus e mentiras


Comum, porém, objeto de muito tabu e dúvidas, a menstruação ainda é uma incógnita em muitos aspectos. E a conversa com o ginecologista nem sempre é franca como deveria. A timidez nos consultórios dá lugar a mais questões e muitos mitos e ideias infundadas e perigosas.


Para esclarecer alguns fatos sobre o assunto, o Dr. Gilberto Nagahama, ginecologista do Hospital San Paolo (SP), desvenda mitos que ainda sobrevivem entre as mulheres.

 

Leia também: Cardápio anti-TPM: alimentação alivia sintomas (http://www.ganhaquemperde.com.br/saude/1245-cardapio-anti-tpm-alimentacao-alivia-sintomas)

 

1. Durante a menstruação não há gravidez

Na teoria, não é possível, já que menstruação é a "descamação" do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. Porém, o corpo não é uma máquina exata, por isso é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco.

 

2. Mulheres que convivem menstruam simultaneamente

Não é verdade. Cada pessoa tem o seu corpo, com manifestações totalmente individuais, portanto o período menstrual não tem relação alguma com o de outras mulheres.

 

Leia também: 7 dicas práticas para combater a ansiedade comportamental

 

3. As relações sexuais são mais prazerosas durante a menstruação

Mito. O período de maior desejo sexual é justamente o de ovulação que corresponde aproximadamente ao 14° dia do ciclo menstrual. Acreditamos que muitas pacientes têm a sensação de mais prazer justamente por ficarem despreocupadas com o risco de engravidar.

 

4. É errado fazer exercícios físicos durante a menstruação

Não. Exercícios físicos são essenciais para manter a qualidade de vida, e no período menstrual eles ajudam a controlar a dor das cólicas devido à liberação de hormônios de prazer como endorfinas.

 

Leia também: TPM e TDPM: as diferenças entre as síndromes pré-menstruais


5. Mulheres virgens não podem usar absorventes internos

Mais um mito. O hímen tem até 2,5 cm de abertura na puberdade e o absorvente interno até 1,9 cm.

 

6. Ter relações sexuais menstruada aumenta risco de contrair DSTs

Não é verdade. A realidade é que, menstruada ou não, fazer sexo sem proteção adequada aumenta o risco de contrair qualquer doença sexualmente transmissível.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p