5 minutos que podem acabar com o sedentarismo



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5 minutos que podem acabar com o sedentarismo

Períodos curtos de atividade física no trabalho são possíveis. Veja as dicas para mexer-se

 


Um estudo da Johnson & Johnson Health andWellnessSolutions mostra que a introdução de breves períodos de atividade durante o dia de trabalho para pessoas sedentárias é promissora para melhorar o bem-estar geral no ambiente corporativo.


Um estudo realizado peloAnschutz Health andWellness Center da Universidade do Colorado em parceria com a Johnson & Johnson Health andWellnessSolutionscomparou os efeitos entre nenhuma atividade física, microbursts de cinco minutos por hora e um ataque de 30 minutos de atividade física realizada uma vez por dia.


A pesquisa foi publicada na edição de novembro de 2016 do InternationalJournalofBehavioralNutritionandPhysicalActivity.


"Embora os efeitos de 30 minutos diários de exercício sejam bem conhecidos por aumentar a energia e melhorar a saúde geral e bem-estar, este estudo fornece evidências de que microintervalos de atividade ao longo do dia também melhoram o humor e reduzem a fadiga e a gula, o que pode melhorar a adesão a comportamentos saudáveis, incluindo aqueles relacionados com o controle de peso ", disse Jennifer Turgiss, DrPH, vice-presidente de ciência comportamental e análise, da Johnson & Johnson.


Visto que grande parte dos trabalhadores está trancada dentro de escritórios e presa a cadeiras, os dados deste estudo suportam intervenções simples que podem ser facilmente implementadas em um ambiente corporativo real.


Como acabar com o sedentarismo no trabalho?


Para auxiliar a vida de quem trabalha em escritório e não costuma praticar atividades físicas fora do ambiente profissional, o fisioterapeuta da Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital do Coração (HCor), Reginaldo Ceolin do Nascimento dá algumas dicas:


Troque o elevador pelas escadas
A primeira dica de Nascimento é que a pessoa tente subir alguns andares de escada, desde que não tenha nenhuma dor nos joelhos. Claro, para quem trabalha em andares mais elevados, talvez seja difícil completar o trajeto. Masé possível descer alguns pisos antes, conforme a sua resistência, e ir até o escritório pelas escadas.


Escolha bebedouros distantes
Evite manter água na mesa e procure ir até o bebedouro ou filtro sempre que a sede vier. “O melhor é que a pessoa escolha utilizar o bebedouro mais distante possível. Isso também vale para a escolha do banheiro: quanto mais longe melhor.

 

Faça alongamentos

Aproveite que está sentado, recline-se e estique bem as pernas e os braços. “Além de acabar com a preguiça, esse exercício evita encurtamentos musculares que podem levar a dores lombares, entre outras. Nos minutos de pausa, aproveite também para fazer alongamentos desse tipo em pé”, sugere.

 

Movimente o pulso e alongue os dedos

“Para alongar os dedos, vire a palma da mão para cima e puxe os dedos para baixo e repita com a palma da mão para baixo, posicionando os dedos para baixo. Porém, faça isso com pouca força para não machucar o pulso”, ensina Nascimento.


Compartilhe a impressora
“Isso faz com que todos precisem levantar e caminhar para pegar os documentos de que precisam. Se a impressora puder estar em outro andar, é ainda melhor para a saúde!”, avalia.


Estacione mais longe do trabalho

Assim como subir alguns degraus e andar até o bebedouro pode ajudar, estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho também é uma ótima alternativa para caminhar um pouco mais e exercitar os músculos. “Caminhar por distâncias maiores também pode ser um estímulo para a prática regular de exercícios”, acredita o fisioterapeuta do HCor.

 

 

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