5 dicas para comer mais legumes e verduras



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5 dicas para comer mais legumes e verduras

Se você não gosta, não tem o hábito ou falta tempo para comer melhor, use essas dicas


Os vegetais são extremamente importantes para a saúde, mas grande parte das pessoas tem dificuldade em consumi-los, por não estarem acostumadas, não gostarem ou simplesmente pela falta de tempo para preparar.


Mas vegetais são uma rica fonte de vitaminas e minerais, ultra necessários para o bom funcionamento do organismo. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que apenas 18% dos brasileiros consomem a quantidade de 400 gramas diárias recomendada pelo órgão.


"Muitas pessoas dispensam a salada por não gostar do sabor. Alguns também reclamam da textura e do cheiro", explica a nutricionista e nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Roberta Cassani.


O incentivo ao consumo da quantidade recomendada de vegetais ajuda a melhorar a qualidade da alimentação como um todo. Estudos internacionais sugerem que indivíduos que consomem mais frutas e hortaliças tendem a ingerir menos carnes, gorduras saturadas em geral e carboidratos refinados.


"Além de diminuir a ingestão de alimentos calóricos, o consumo de vegetais, por seu alto conteúdo de água e fibras, promove, entre outros benefícios, a prevenção de doenças coronarianas, além de aumentar a saciedade, auxiliando no controle do peso", ressalta a especialista.


Para ajudar quem precisa inserir os vegetais na alimentação, a Dra. Roberta listou cinco dicas para ajudar a inserir vegetais no seu dia a dia:

 

1. Variedade é o segredo

Tente diversificar o modo de preparo dos vegetais. A variação de sabor, aparência e textura pode ajudar a aumentar a aceitação.

 

2. Abuse dos molhos

Sirva os vegetais acompanhados de maionese, ketchup, mostarda, mel e ervas para criar opções que agregam mais sabor aos vegetais. Um estudo realizado com 100 pessoas mostrou que a inclusão da maionese no preparo de legumes e verduras ajuda a aumentar o consumo de vegetais no dia a dia. Dos participantes, 92% passaram a consumir hortaliças ao incluir o ingrediente na refeição.

 

3. Gordura boa pode

Inclua uma fonte de gorduras boas no prato. Azeites e maionese, por exemplo, associados aos vegetais, ajudam o corpo a absorver ainda mais os nutrientes desses alimentos.

 

4. Se é crocante, é gostoso

Acrescente crocância à salada, como torradas e castanhas. Para quem não gosta da textura, esse truque facilita a aceitação das folhas dos vegetais.

 

5. Use a criatividade

Faça uma salada criativa. O prato não significa apenas alface e tomate. Você pode acrescentar pepino, cenoura, couve e outros tipos de folhas.

 

 

 

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