Evite lesões em treinos de crossfit



por Renata Menegatti
em Saúde
Evite lesões em treinos de crossfit

Ortopedista do HCor dá dicas para evitar lesões nos joelhos durante os treinos de alta intensidade

 

O Crossfit é muito interessante, principalmente para quem acha a musculação monótona. Porém, o grande problema para quem não tem um condicionamento básico é que os treinos muitas vezes exigem mais da pessoa do que realmente ela conseguiria suportar, tornando-se uma atividade com grande potencial de lesão

 

Praticar qualquer atividade física sem cometer excesso faz bem à saúde. No entanto, se esses exercícios são praticados de maneira incorreta pode fazer muito mal e ainda sobrecarregar os joelhos. Por ser uma articulação de sustentação do corpo, o joelho está mais suscetível a lesões por decorrência de exercícios mal feitos. As mulheres são as que mais sofrem devido a sua anatomia – os quadris mais largos podem aumentar a pressão dos joelhos. Segundo um estudo feito pelo Instituto do Joelho do HCor (Hospital do Coração), cerca de 20% das mulheres já sofreram lesão no joelho.

 

Uma das modalidades que vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive pelas mulheres, o Crossfit, precisa de atenção especial e redobrada. Por ser um programa de treinamento baseado nas atividades de academias de policiais, ele visa dar força e resistência ao praticante. Durante o treino, dez aptidões físicas são trabalhadas, entre elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

 

Mas tanto esforço leva muitos alunos a ultrapassarem os limites do corpo e apresentarem lesões musculares. Uma pesquisa publicada na revista americana “Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print”, aponta que entre 132 praticantes de Crossfit, 73% já tiveram algum tipo de lesão. E as regiões mais afetadas são joelhos, coluna e ombro.

 

Segundo o ortopedista e responsável pelo Instituto do Joelho do HCor, Dr. Rene Abdalla, para o início de qualquer atividade esportiva, a pessoa deve passar por uma avaliação para que o especialista possa quantificar e enquadrá-la adequadamente dentro da modalidade. “O Crossfit é muito interessante, principalmente para quem acha a musculação monótona. Porém, o grande problema para quem não tem um condicionamento básico é que os treinos muitas vezes exigem mais da pessoa do que realmente ela conseguiria suportar, tornando-se uma atividade com grande potencial de lesão”, alerta Dr. Abdalla.

 

As lesões no joelho estão muito mais associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. O agachamento, por exemplo, é praticado no crossfit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa agachar até quase o chão e voltar e isso causa sobrecarga na articulação do joelho. “Quando você passa de uma angulação acima de 45°, aumenta a sobrecarga da articulação patelofemoral – entre a patela e o fêmur, causando desgaste da cartilagem e a longo prazo pode gerar uma artrose”, explica.

 

A consequência do excesso de atividade física, sem acompanhamento de um profissional, gera lesões principalmente nos joelhos, coluna e ombros. Vários exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso.  “Esse tipo de movimento causa estresse nas articulações e, feito de maneira incorreta, pode gerar lesões articulares, musculares e em casos extremos até rompimento de tendões”, explica.

 

Proteja os joelhos durante os exercícios físicos: para amenizar a carga que jogamos sobre os joelhos, é importante começar pelo alongamento, pois aumentam a amplitude da articulação. “Lembre-se que quanto mais alongado o músculo estiver, melhor a resposta muscular durante o exercício. Pode ser necessário ficar atento aos exercícios, alguns como step ou spinning não devem ser feitos todos os dias, sendo importante fazer um intervalo para a musculatura se recuperar. Se você gosta de correr, é importante improvisar alguns exercícios para manter uma postura correta na hora de praticar essa atividade. Outra dica fundamental é o autoconhecimento. É importante não exagerar nos exercícios e respeitar seus limites evitando assim problemas maiores”, diz o ortopedista do HCor.

 

 

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