A importância de desintoxicar o corpo



em Saúde

Nutricionista do HCor alerta sobre os exageros e como é essencial livrar o corpo das toxinas


O clima mais quente, as festividades de fim de ano e as férias de verão são extremamente propícios para ultrapassar os limites nas garfadas e nos goles. O resultado nem sempre é o mais desejado: o excesso no consumo de alimentos calóricos e gordurosos pode trazer um aumento de peso e a incansável luta com a balança. Entre outros sintomas, podem surgir inchaço, complicações gástricas, como má digestão, azia e estufamento.


Uma boa maneira de amenizar estes efeitos indesejados é investir numa alimentação detox. A regra é simples: descascar mais e desembalar menos. Ou seja, abrir mão de produtos industrializados ricos em sal, açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas, que aumentam a retenção de líquidos e dificultam a limpeza do organismo, e dar lugar às frutas, verduras, carnes magras, grãos, carboidratos integrais e hidratar muito bem o corpo.


De acordo com Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor – Hospital do Coração, de São Paulo, a dieta detox é uma estratégia nutricional utilizada dentro da prática clínica para essas situações. “O principal objetivo dessa dieta é limpar as toxinas do corpo. É uma reeducação alimentar que prioriza a ingestão de líquidos e alimentos naturais”, orienta.


Para evitar deficiências nutricionais, de vitaminas e minerais, que podem levar a episódios de tontura, fraqueza e mal-estar, o ideal é consultar um profissional. “Os resultados só aparecem quando a alimentação é feita de forma correta e saudável”, endossa.


Os queridinhos das dietas detox, os sucos e sua vasta variedade de sabores e combinações, ajudam a melhorar o sistema imunológico, oferecem sensação de frescor para os dias quentes, além de repor as vitaminas e também os sódios e o potássio perdidos na transpiração. Os famosos sucos detox são opções práticas, saudáveis e muito saborosas.

Comment