Aprenda a praticar o CrossFit de maneira segura



em Saúde
Aprenda a praticar o CrossFit de maneira segura

Esporte está com tudo, mas a prática pode ser extremamente perigosa sem acompanhamento adequado


O CrossFit é uma verdadeira febre nas academias. Inspirado em treinamentos militares, o esporte promete queimar até 1.000 calorias por hora e proporciona condicionamento físico por meio de movimentos que mesclam levantamento de peso, ginástica olímpica e cardio.


O problema é que tamanha intensidade pode causar sérias lesões aos praticantes que não seguem as orientações de um profissional qualificado ou não possuem preparo adequado para a prática da atividade.


De acordo com o fisioterapeuta André Nogueira, sócio-fundador da Club Fisio, as regiões que sofrem maior sobrecarga com a prática do esporte são joelhos, coluna e ombro. “Vários dos exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso, o que acarreta lesões no ombro”.


Já as lesões no joelho estão associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. “O agachamento, por exemplo, é praticado no CrossFit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa descer até quase o chão e voltar. Isso, segundo o especialista, pode causar sobrecarga na articulação do joelho. Quando você passa de uma angulação acima de 60°, aumenta a sobrecarga da articulação patelofemoral – entre a patela e o fêmur, causando desgaste da cartilagem e a longo prazo pode gerar uma artrose”, explica.


Na coluna, os movimentos de torção são os vilões. A carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal para a coluna. “Movimentos errados podem acarretar dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia”, revela Nogueira.


No entanto, o fisioterapeuta não desaconselha a prática do esporte, principalmente para quem acha a musculação monótona. Mas alerta que, para segurança e eficácia do CrossFit, é necessário um acompanhamento de um especialista. “Na Club Fisio, criamos um programa preventivo voltado para os praticantes de CrossFit, que envolvem ativação dos músculos estabilizadores do ombro, coluna vertebral e membros inferiores. Essa rotina realizada antes da prática visa preparar os músculos para a atividade que irão enfrentar durante o treino”, destaca.

 

 

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