Os melhores exercícios físicos para gestantes



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Os melhores exercícios físicos para gestantes

A prática de atividades físicas é importante e indicada durante a gravidez, conheça as melhores


Durante as primeiras semanas de gestação, ocorrem diversas mudanças hormonais e fisiológicas no corpo da mulher. O alto nível de progesterona, por exemplo, que chega a aumentar 500 por cento durante a gravidez, é importante para o desenvolvimento do feto, entretanto, o aumento desse hormônio causa sensação de cansaço e sono na grávida. Por isso, a prática regular de atividades físicas é importante, pois os exercícios promovem mais disposição para a realização das tarefas diárias e, além disso, auxiliam na manutenção do peso, fortalecem a musculatura, melhoram o condicionamento cardiovascular e respiratório e são importantes para preparar o corpo da mulher para o parto.

 

Segundo a fisioterapeuta da L&L Espaço Vida ao Corpo, Marília Barboni Luz, a mulher precisa, primeiramente, ter a liberação de seu médico, para garantir que não há nenhum risco para ela nem para o bebê. “Assim que souber que está apta para a prática de atividades físicas, a futura mamãe deve optar por exercícios de baixo impacto e que não aumentem muito seu batimento cardíaco, como pilates, natação, hidroginástica, caminhada, alongamento ou algum outro exercício que ela já praticava antes de engravidar”, diz a especialista que indica e explica uma série de atividades de baixo impacto importantes para as gestantes:

 

Hidroginástica

Ótima atividade para diminuir as dores de origem musculoesquelética, pois ajuda a fortalecer músculos fracos e encurtados, levando à adoção de uma postura corporal mais adequada. Contribui para o aumento do gasto energético, importante no controle do peso corporal, evitando uma maior sobrecarga articular em virtude de um peso excessivo.

 

Pilates

Bom para evitar as dores nas costas, pois melhora a postura, ajuda a aliviar dores e inchaços nas pernas e as fortalecem para que aguentem mais o peso e liberem a sobrecarga na coluna. Trabalha os braços, importantes para cuidar do bebê, que vai ficar cada vez mais pesado. Evita a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo. Auxilia a contração abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde). Estabiliza as articulações contra possíveis lesões. Trabalha a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra.

 

Caminhada

A caminhada fortalece os músculos das pernas e do abdômen. Favorece o bom posicionamento da coluna. Ajuda a sustentar melhor o peso do bebê. Aumenta a disposição. A recuperação no pós-parto costuma ser muito mais rápida para mulheres que praticaram caminhada ou outros exercícios durante a gravidez. O movimento do quadril ao andar é uma forma natural de encaixar o bebê, posicionando-o para o nascimento por parto normal.

 

Yoga

Alivia e previne dores lombares, pois trabalha a postura e a respiração, fundamentais para o conhecimento do próprio corpo e para a interação com o bebê. Melhora a circulação sanguínea, ameniza inchaços, dormência, evita varizes, alivia os desconfortos causados pela gestação e melhora o trânsito intestinal e a digestão. Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, equilibrando e acalmando a gestante. Além desses benefícios já citados, ainda prepara a mulher mentalmente e emocionalmente para a hora do parto, estimulando sua confiança, fortalecendo o assoalho pélvico e preparando o períneo. Também estimula a mulher a desenvolver sua força, resistência e flexibilidade para suas atividades habituais sem abatimento ou cansaço.

 

Musculação

Ajuda a desenvolver uma placenta maior, auxiliando o bebê a crescer ao máximo durante toda a gravidez e ter menor risco de contrair deficiências. Diminui as chances de a mãe ganhar peso em excesso. Prepara o corpo para o estresse que pode acontecer durante o parto. Reduz as chances de a grávida desenvolver varizes. Exercícios com pesos aumentam a resistência dos capilares e dos vasos sanguíneos, de modo que proteja a mãe durante e após a gestação.

 

 

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