Terapia: uma das melhores ferramentas para emagrecer



em Saúde
Terapia: uma das melhores ferramentas para emagrecer

Terapia ajuda a emagrecer mudando gatilhos que levam à obesidade e é reconhecida contra a compulsão alimentar

 

Quando pensamos em emagrecimento, dieta e academia vem à mente. Mas a chave está ali mesmo, na mente. Alguns estudos mostram que pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares ou distúrbios emocionais estão mais sujeitas à problemas com obesidade e ganho de peso.

 

Por isso a psicologia pode colaborar no desafio de emagrecer e apresentar resultados surpreendentes contra problemas de compulsão alimentar, responsáveis pela obesidade e seus diversos riscos à saúde. “A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma linha da psicologia que se baseia na análise e modificação de comportamentos disfuncionais. Por meio dela podemos descobrimos os gatilhos que levam o paciente a uma alimentação inadequada”, explica a psicóloga Lauren Archilla, do SPA Sorocaba.

 

A profissional explica que os motivos para esses comportamentos podem variar entre assuntos simples, como a reestruturação da rotina diária, e outros mais profundos, como, por exemplo, um relacionamento abusivo que ainda não havia sido identificado como tal.

 

Segundo Archilla, a TCC não possui contraindicações e é utilizada, principalmente, nos casos em que é necessário de um ataque rápido a determinado comportamento, seja ele relacionado a compulsões, ansiedade, insônia, dentre outros. A profissional também explica que o tratamento terapêutico pode ser indicado em mais de um momento na vida. “Muitas vezes damos conta de um determinado comportamento, mas ele volta após algum tempo, acionado por outra circunstância. Sendo assim, não é contraindicado retornar à terapia após uma primeira alta, muito pelo contrário”, finaliza.

 

Reconhecida pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) como uma das principais ferramentas de manutenção da reeducação alimentar a longo prazo, a TCC costuma ser realizada entre 12 e 40 sessões, podendo observar os primeiros resultados já a partir da quinta sessão. Além disso, em alguns casos pode ser necessária a utilização de medicamentos em paralelo à terapia.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

                logo ABQV p                                Dell Ambiente