Dieta sem glúten aumenta risco de diabetes



em Saúde
Dieta sem glúten aumenta risco de diabetes

Pessoas sem a doença celíaca que abdicam do glúten correm maior risco de desenvolver a doença

 

Sabe como o glúten é um grande vilão e precisa ser evitado a qualquer custo? Então. Não é bem assim. Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Harvard faz um alerta importante nesses tempos em que cortar o glúten está na moda: pessoas sem doença celíaca, a hipersensibilidade ao glúten, que adotam uma dieta sem glútenapresentam maior risco de desenvolver diabetes.

 

Abster-se de glúten significa evitar alimentos como pães, massas, cereais matinais, barras de cereal, bolos e doces, a menos que sejam feitos com farinhas "sem glúten", como farinha de arroz e farinha de milho – embora até mesmo esses produtos ainda possam conter pequenas quantidades de glúten.

 

Um dos motivos que contribuem para o aparecimento da doença em quem deixa de consumir a proteína é o fato de que, ao excluir o glúten das refeições, as pessoas pesquisadas apresentavam baixo consumo de fibras, essenciais para prevenir picos de açúcar no sangue.

 

Apenas uma pequena porcentagem da população mundial, aproximadamente 1%, tem problemas com glúten devido à doença celíaca ou intolerância ao glúten, mas celebridades como Gwyneth Paltrow, Lady Gaga, Katy Perry, Kourtney Kardashian e Jessica Alba fizeram da dieta sem glúten um estilo de vida popular e uma escolha para a perda de peso.

 

Geng Zong, pesquisador do Departamento de Nutrição de Harvard, apresentou os resultados da pesquisa em uma conferência da American Heart Association na semana passada. "Alimentos sem glúten muitas vezes têm menos fibra dietética e outros micronutrientes, tornando-os menos nutritivos", disse.

 

As pessoas sem doença celíaca podem reconsiderar limitar sua ingestão de glúten para a prevenção de doenças crônicas, especialmente para a diabetes. Os pesquisadores sugerem que mais pesquisas precisam ser feitas para determinar se é o próprio glúten que está desempenhando um papel ativo na prevenção da doença.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

                logo ABQV p                                Dell Ambiente