Peixe: o melhor amigo da saúde e dieta



em Saúde
Peixe: o melhor amigo da saúde e dieta

Nutricionistas orientam quanto aos nutrientes e ao que observar na escolha dessa proteína

 

É comum muitas pessoas aderirem à tradição da Sexta-feira Santa e optarem por um cardápio sem carnes ou dando preferência ao peixe para as tradicionais refeições de Páscoa. Mas, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em média, o brasileiro consome por ano cerca de 7 kg de peixe, quase metade dos 12 kg recomendados pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

 

De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, os peixes são fontes de proteínas de boa qualidade, gorduras polinsaturadas, como o ômega 3, além de zinco, fósforo, selênio, iodo e cálcio, além de conterem baixo valor calórico.

 

Para a nutricionista da rede Hirota, Adriana Miyuki Koizumi, peixes são opções altamente saudáveis e deveriam ser mais consumidos pelos brasileiros. “Cada 100g de peixe contém, em média, 93,7 calorias, 1,7g de gorduras, 19,6g de proteínas, 27mg de cálcio, 197mg de fósforo, 0,8 de ferro, e boas quantidades de ômega3, principalmente em peixes de aguas frias e profundas como salmão, atum e sardinha, além de vitaminas A, B2, B3 e E. Sem dúvida é um alimento que deveria ser consumido quase todos os dias, pois auxiliam na prevenção de diversas doenças”, comenta a nutricionista.

 

A forma de preparo do alimento também pode influenciar na conservação dos nutrientes. “Evite fritar o peixe para não acumular gordura. O ideal é cozinhá-lo, assá-lo ou grelhá-lo, pois de tal forma há menos perda dos elementos nutritivos”, comenta Cintya.

 

Embora não haja contraindicações para o consumo de peixe, não se pode esquecer que é um produto altamente perecível, por isso no momento da escolha na feira ou mercado é necessário total atenção. “Observe o cheiro e as brânquias que devem estar rosadas ou avermelhadas, além de úmidas. Se estiver acinzentada e seca o peixe não está mais fresco. A escama também deve estar brilhante e firme, pois se soltar facilmente significa que está envelhecido. A pele não pode estar opaca e os olhos devem também estar brilhantes”, aconselha a nutricionista. “Se escolhido de maneira correta e preparado de forma saudável, o peixe é um alimento que deve estar presente na mesa durante o ano todo”, diz a nutricionista do São Cristóvão.

 

Como comprar seu peixe?

Para qualquer espécie de peixe fresco, é necessário seguir algumas recomendações que auxiliam na escolha do melhor e mais adequado produto para qualquer tipo de preparo.

  • • É importante que o peixe esteja lavado e limpo, sem vestígios de areia, poeira, sabão qualquer outro tipo de material.
  • • Não deve ter marcas de furos, cortes ou manchas que não sejam características da espécie.
  • • As escamas precisam estar firmes e resistentes, além de parcialmente transparentes e brilhantes e a pele úmida e bem aderida ao peixe.
  • • Os olhos devem estar brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos no centro.
  • • A membrana que reveste a guelra, conhecida como opérculo, tem que estar rígida e oferecer resistência a sua abertura. A parte interna deve estar brilhante e com os vasos sanguíneos cheios.
  • • É importante checar as brânquias que devem apresentar coloração de rosa a vermelho intenso, estarem úmidas e brilhantes, com ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).
  • • Odor, sabor e cor devem ser característicos da espécie.
  • • No varejo devem ser expostos dentro de câmaras refrigeradas ou sobre uma espessa camada de gelo.

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

logo ABQV p                             logo tricosalus