10 dicas para comer bem no trabalho



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10 dicas para comer bem no trabalho

Comer de maneira saudável fora de casa é um desafio, mas não é uma tarefa impossível

 

Comer de forma saudável e adequada fora de casa, especialmente no ambiente de trabalho, é uma dificuldade real para muitas pessoas. Desde os almoços no self service até aquela fominha da tarde, manter a linha é um desafio.

Para ajudar quem tem o costume de realizar a refeição no ambiente de trabalho, a Viviane Kim, nutricionista da Liv Up, startup de alimentação saudável, selecionou 10 dicas de como ter uma alimentação saudável:

  1. Programe-se: tenha sempre em mãos opções de lanches mais saudáveis para quando a fome bater. Se possível, prepare também seu almoço, com salada, legumes, grãos integrais e proteínas para comer no trabalho;
  1. Evite pular as refeições ou ficar grandes períodos sem se alimentar: grandes intervalos entre as refeições podem levar você a comer mais quando se alimenta. Evite exageros, opte por fazer refeições menores de três em três horas por dia;
  1. Procure lanches mais saudáveis: troque os ultraprocessados por lanches mais naturais, tentando sempre associar carboidratos a gorduras boas ou proteínas. Frutas + castanhas ou frutas + iogurte são opções práticas, equilibradas e fáceis de levar para qualquer lugar;
  1. Evite sucos e bebidas prontos: eles costumam ser cheios de açúcar e conservantes. O ideal é sempre que possível priorizar sucos naturais, chás e água;
  1. Hidrate-se: tenha sempre uma garrafinha de água perto de você. A água ajuda a eliminar toxinas e manter o bom funcionamento renal. O consumo diário de água médio ideal é de 2 litros por dia;
  1. Evite frituras e itens empanados em restaurantes: produtos fritos e empanados costumam ter alto teor de gordura e aumentam muito o valor calórico da refeição. Por isso, prefira itens grelhados, assados ou cozidos no vapor;
  1. Dê preferência a carnes magras, brancas, legumes e grãos integrais quando almoçar fora: escolhas mais inteligentes fazem muita diferença na hora de comer fora. As carnes brancas costumam ser menos gordurosas, os legumes e grãos integrais auxiliam na saciedade e evitam picos de glicemia;
  1. Evite fazer grandes refeições no intervalo de almoço: grandes refeições costumam diminuir a produtividade e aumentar a sensação de cansaço. Procure sempre opções mais leves e com ingredientes integrais, para ajudar na sensação de saciedade. Os lanches entre as refeições não podem ser feitas com exageros, para evitar assim o almoço e o jantar, por exemplo, refeições vitais para uma boa saúde;
  1. Diminua ou retire o açúcar do seu café: o açúcar é um ótimo estimulante, mas também é calórico e dispara picos glicêmicos, que posteriormente causam sensação de fome e cansaço. Evitar seu consumo é essencial;
  1. Evite produtos ricos em conservantes: pesquisas indicam que eles podem aumentar o risco de desordens metabólicas e de obesidade, além de poderem ser potenciais carcinogênicos. Procure consumir mais alimentos naturais e in natura.

 

 

 

 

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