Café da manhã saudável evita problemas ao longo do dia



em Saúde
Conheça cinco alimentos que vão manter o seu café da manhã mais saudável

Alguns alimentos são verdadeiros curingas para quem quer deixar o desjejum muito saudável e evitar problemas ao longo do dia

 

Muitas vezes, por conta da correria, o café da manhã fica restrito a frutas, iogurtes ou até mesmo uma simples xícara de café. Parece normal, mas isso pode comprometer todo o seu dia, porque a primeira alimentação do dia é a mais importante de todas. “O café da manhã fornece energia e nutrientes importantes para o funcionamento do organismo após um longo período de jejum. A falta dessa refeição pode gerar dificuldade de atenção, menor desempenho intelectual ou físico, ser ainda responsável pelo cansaço e pouca produtividade no trabalho e na escola”, alerta Cristina Tomazetti, coordenadora do curso de Nutrição da Unopar (Universidade Norte do Paraná).

 

Um erro bastante comum entre quem luta constantemente contra a balança, é deixar de comer pela manhã. “O problema é que o organismo, privado de alimentos durante horas, acaba aumentando a produção da grelina (hormônio responsável pela sensação de fome), o que fará com que o consumo de alimentos seja muito maior nas próximas refeições”, indica Cristina.

 

Mas, se mesmo assim você ainda não quiser perder alguns minutos de sono e precisa de uma refeição rápida, conheça cinco alimentos que são indispensáveis para o seu café da manhã.


Uma dica, prepare-os na noite anterior, isso agiliza todo o processo (e te dá alguns minutinhos a mais para descansar).

 

  1. Leite e seus derivados (iogurte, queijo e requeijão). Fontes de proteínas, responsável pela reparação do tecido corporal, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no transporte de triglicérides, colesterol e vitaminas pelo corpo, e de cálcio, que ajuda na melhor formação óssea.
  2. Pão ou outras fontes de carboidratos (torrada, flocos de cereais, biscoitos, bolos). A opção integral é a melhor, pois como têm a fibra intacta, os carboidratos demoram mais tempo para serem absorvidos, e isso ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e adia a fome.
  3. Manteiga ou margarina: no pão ou torrada, apenas para os dias em que o leite a ser consumido seja o desnatado.
  4. Alimentos complementares (opcional): café ou achocolatado em pequenas quantidades, apenas como saborizante do leite.
  5. Frutas. Ricas em vitaminas, minerais e fibras, podem ser consumidas na forma de sucos o que, no entanto, diminui o teor de fibras na refeição. Isso pode ser compensado pelo emprego de pães ou biscoitos integrais, granolas ou aveia em outra preparação. Mas se você prefere a fruta em si, veja uma tabela com a quantidade de fibras de algumas delas:

    tabelafrutas

 

 

Agradecimentos: Cristina Tomazetti e Flávia Ferazzo Figueirêdo, nutricionistas

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p