Os melhores alimentos para pacientes com câncer



em Saúde
Os melhores alimentos para pacientes com câncer

Alguns alimentos ajudam a aliviar o gosto amargo da quimioterapia, fadiga e enjoos

 

Comer é uma parte importante de qualquer tratamento de saúde. Comer bem traz benefícios físicos, mentais e emocionais, o que é essencial para quem passa pelos exaustivos tratamentos contra o câncer. Os alimentos que você consome podem dara energia que você precisa para passar pelo tratamento com o menor número possível de efeitos colaterais. Com isso em mente, coloque essas opções ricas em nutrientes no seu prato quantas vezes puder.

Molho de tomate

Molhos à base de tomate são ricos em vitamina C, mas os tomates também ajudam a mascarar o sabor desagradável na boca que alguns pacientes com câncer têm ao serem submetidos à quimioterapia. A melhor escolha são os molhos lisos sem especiarias, que são mais fáceis de digerir (mas evite-os se tiver feridas na bova).


Peixes gordos

O salmão, o atum e as sardinhas não são apenas fontes preciosas de proteína que combate a fadiga, mas também fontes de energia nutricional. Eles fornecem ácidos graxos ômega-3, o que pode ajudar a manter seus músculos fortes; vitamina B12, de que seu corpo depende para fazer glóbulos vermelhos; e a vitamina D, um componente crucial para a saúde óssea.


Granola e castanhas

Quando a sua energia e o seu apetite estão baixos, voltar-se para alimentos densos em nutrientes que podem ajudá-lo a absorver as calorias que você precisa, bem como vitaminas e minerais essenciais e gorduras boas é uma excelente escolha. Opções inteligentes: granola com oleaginosas, como nozes ou castanhas.


Laticínios

O cálcio, a vitamina D e as proteínas encontradas em alimentos do corredor de produtos lácteos contribuirão para ossos saudáveis. Iogurte ou kefirajudam também a reabastecer suas boas bactérias intestinais.


Frango magro e peru

São fáceis de comer e digerir, mas têm muitas proteínas. Cortes magros de frango são uma escolha melhor do que a carne vermelha, que pode aumentar a inflamação e contribuir para doenças crônicas, como doenças cardíacas.


Vegetais de folhas verdes escuras

Brócolis, couve, alface romana, espinafre, agrião e outros vegetais de coloração verde escura oferecem cálcio para fortalecer seus ossos, folato e ferro para estimular a produção de células sanguíneas e magnésio, essencial para muitas funções corporais, mas que geralmente se torna baixo durante o tratamento.


Grão-de-bico e feijão

Essas poderosas leguminosas contêm altos níveis de proteína, que protegem seus músculos enquanto lhe fornecem energia constante, ajudando a evitar a exaustão


Gengibre

Não é um mito: gengibre realmente ajuda a combater a náusea, um efeito colateral da quimioterapia e alguns medicamentos. A adição de gengibre ralado a alimentos ou chás pode ajudar a aliviar a náusea, não completamente aliviada por remédios. 

 

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

                logo ABQV p                                Dell Ambiente