DIU pode diminuir risco de câncer cervical



em Saúde
DIU pode diminuir risco de câncer cervical

Estudo norte-americano avaliou mais de 12 mil mulheres em todo o mundo para dar mais esse ponto em favor do DIU


O Dispositivo Intrauterino, mais conhecido como DIU, voltou a ser o queridinho das mulheres em termos de contracepção – e com razão. O método de controle de natalidade é bastante eficiente, seguro e muito menos complicado do que ter que se lembrar de tomar uma pílula todos os dias. Agora, novas pesquisas descobriram que há um benefício adicional para o DIU: ele pode diminuir o risco de câncer cervical.


Esse é a principal conclusão de uma nova revisão científica publicada na revista Obstetrics&Gynecology. Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados sobre DIU e câncer de colo do útero de 16 estudos observacionais envolvendo mais de 12 mil mulheres ao redor do mundo. Os pesquisadores descobriram que mulheres que usavam um DIU tinham seu risco de câncer cervical reduzido em um terço.


O câncer do colo do útero é freqüentemente causado pelo papiloma vírus. Não há uma resposta clara para o porquê da ligação entre DIU e um risco diminuído de câncer de colo do útero, mas existem teorias. A principal é que o DIU estimula de alguma forma uma resposta imune que pode ajudar a limpar as infecções persistentes por HPV que, de outra forma, poderiam progredir para o câncer, diz o autor principal do estudo Victoria Cortessis, Ph.D., professor associado de medicina preventiva clínica na Universidade do Sul Faculdade de Medicina Keck da Califórnia.


Isso pode ser um ótima notícia para as mulheres que perderam o limite de idade para a vacina contra o HPV, mas querem fazer o possível para diminuir seu risco de desenvolver câncer cervical. É muito cedo para que os pesquisadores digam definitivamente que os médicos devem recomendar o DIU como uma maneira de diminuir o risco de câncer cervical, mas a ligação está definitivamente lá. Então, se você está pensando em usar o DIU como um método de controle de natalidade, esta é mais uma coisa a adicionar à sua lista de "prós".

 

 

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

                logo ABQV p                                Dell Ambiente