4 mitos e verdades sobre a dor após a atividade física



em Saúde
4 mitos e verdades sobre a dor após da atividade física

É preciso entender o que está acontecendo com seu corpo para não precisar parar com os exercícios

 

Realizar algum tipo de exercício físico é mais do que necessário para a manutenção da boa saúde. Quem pratica natação, dança, futebol, musculação ou qualquer outra atividade provavelmente já sentiu fortes dores musculares, que podem indicar uma carga acima da capacidade individual. Por isso, é preciso ter cuidado com os excessos. “O desconforto pode ocorrer logo após a atividade ou, até mesmo, alguns dias depois. Ele costuma aparecer quando há uma mudança, retomada ou aumento de intensidade na atividade, e seus efeitos, positivos ou negativos, variam de acordo com a intensidade da dor”, explica Bernardino Santi, especialista em ortopedia e traumatologia e médico das Confederações Brasileiras de Boxe, Esgrima e Taekwondo.


Pensando nisso, pedimos a ajuda de Santi para apresentar os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira.


Sentir dor após o exercício físico pode ser sintoma de outro problema físico - VERDADE


A dor pode significar uma série de quadros, incluindo lesões, como luxações, entorses, tendinite, distensão muscular, rupturas dos tendões ou ligamentos e fraturas. Esses são problemas mais sérios e podem ser consequência de excesso em intensidade ou carga de exercícios. A atividade física requer uma rotina e paciência para atingir resultados.


Sentir dor após a musculação é comum e o desenvolvimento muscular só acontece quando isso ocorre após o exercício – MITO


Este é um dos equívocos mais comuns. A dor não é necessária e o músculo pode crescer apenas com tensão e sem danos. A maioria das pessoas pensa que a sensação de dor é necessária para o crescimento muscular, mas é possível ganhar massa muscular sem sofrê-las, sejam elas leves ou intensas.

 

Outros órgãos ou medicamentos podem ser responsáveis pelas dores – VERDADE


Não se deve nunca descartar problemas em outros órgãos ou sistemas que podem ser causadores dos desconfortos musculares. Alguns medicamentos anticolesterol podem causar estas dores musculares, portanto deve-se sempre avaliar o paciente individualmente.


Apenas o tempo pode curar a dor muscular - MITO


Alguns suplementos alimentares combinados com as vitaminas C e E podem ajudar na ação antioxidante e colaborar para o tratamento da dor. Outras ações são massagens suaves no local, acupuntura, terapia com florais, compressas quentes e frias e shiatsu.

 

 

 

 

 

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