Quer perder peso? Você precisa de uma coisa



por Renata Menegatti
em Saúde
Quer perder peso? Você só precisa de uma coisa

Cientistas descobriram que pequena mudança nos hábitos alimentares faz a diferença no emagrecimento

 

Perder peso geralmente significa uma renovação assustadora de todos os alimentos que você come, mas parece que isso não é tão necessário. Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts descobriram que pare emagrecer tudo o que você pode precisar é de uma alimentação mais rica em fibras.


Parece óbvio, já que estudos anteriores demonstraram que as fibras podem ajudar as pessoas a se sentirem mais saciadas, comer menos e melhorar alguns marcadores metabólicos, como pressão arterial, níveis de colesterol e açúcar no sangue. Mas era sabido que isso acontece quando essa inserção é aliada a uma dieta mais saudável e restritiva.


Para o estudo, eles recrutaram 240 pessoas que apresentaram sinais de pré-diabetes e as atribuíram aleatoriamente à dieta da American Heart Association (AHA), que atualmente é recomendada para pessoas com risco de desenvolver diabetes ou a uma dieta apenas com mais fibras.


O grupo da AHA concentrou-se em diminuir a ingestão diária de calorias, a fim de perder peso, e receberam metas para limitar a gordura saturada. O grupo das fibras simplesmente passou a comer mais alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, para atingir uma cota de pelo menos 30 gramas de fibra por dia. A nenhum grupo foi informado para mudar seus hábitos de exercício.


Após um ano, ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso. Ainda mais surpreendentemente, as pessoas no estudo também mostraram quedas similares nos níveis de colesterol, pressão sanguínea, açúcar no sangue e inflamação. "Ao mudar uma coisa, as pessoas do grupo de fibras conseguiram melhorar sua dieta, perder peso e melhorar seus marcadores globais para a síndrome metabólica", diz o autor do estudo, Dr. Yunsheng Ma.


Enquanto ele ainda não está pronto para dizer que as pessoas em risco de desenvolver diabetes devem abandonar a dieta e concentrar-se apenas em comer mais fibra, o estudo de sugere uma maneira alternativa de ficar mais saudável. "Eu acho que temos que mudar o paradigma sobre recomendações", diz ele.

 

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p