Cardápio detox pós-festas de fim de ano



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Cardápio detox pós-festas de fim de ano

Dá para recuperar a saúde e boa forma. Nós te ajudamos com um cardápio detox especial

 

Festas de fim de ano costumam significar muitas festinhas e confraternização recheadas com comidinhas e bebidinhas tão deliciosas quanto calóricas, gordurosas e cheias de açúcar, além do álcool, é claro.


Isso colabora muito para ganhar mais peso e começar o ano com uma ressaca alimentar. A alimentação pós-festas é fundamental para o processo de desintoxicação caracterizado pela redução de líquidos e toxinas acumulados.


Por isso trouxemos um exemplo de cardápio que vai te ajudar a recuperar o organismo para que 2018 comece com muito mais saúde!


Café da manhã

- Suco verde (couve, hortelã, limão, água de coco e abacaxi)

- Panqueca de banana, canela e farelo de aveia

Couve- 1 folha (13 kcal)

Água de coco - 1 copo de 200 ml (40 kcal)

Abacaxi  -1 fatia (36 kcal)

Farelo de aveia - 1 colher de sopa (45 kcal)

Banana - 1 unidade (60 kcal)

Ovo - 1 unidade (61 kcal)

Total - 255 kcal

O suco verde feito com couve, abacaxi e água de coco é fundamental para iniciar o dia com antioxidantes em grande proporção, além de contribuir para a eliminação de líquidos em excesso. A panqueca de banana é fonte de energia e carboidratos de absorção lenta, por ser feita com o farelo da aveia, garantindo uma maior concentração de fibras solúveis (chamadas de betaglucanas) e amido resistente.

Lanche da manhã

- Castanhas e coco fresco

- Água de coco natural

- Castanhas do Pará - 2 unidades (50 kcal)

Água de coco - 1 copo de 150 ml (34 kcal)

Lascas de coco fresco - 2 colheres(98 kcal)

Total - 182 kcal

No lanche da manhã, a combinação de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, minerais e eletrólitos é uma importante estratégia nutricional. A castanha do Pará é a principal fonte de selênio, um antioxidante que também auxilia no processo de desintoxicação hepática. A água de coco garante a reposição de eletrólitos (sódio e potássio) e contribui para a hidratação eficaz. As lascas de coco promovem saciedade e são ricas em fibras, auxiliando na saúde intestinal.

Almoço

- Salada de folhas verdes com palmito

- Legumes assados (abobrinha e batata doce) com ervas (alecrim, orégano, tomilho)

- Quinua cozida com cebola roxa

- Chá gelado de hibisco com hortelã sem adoçar

Alface - 1 folha picada (12 kcal)

Rúcula - 2 folhas (10 kcal)

Palmito - 2 colheres de sopa (14 kcal)

Abobrinha - 2 colheres de sopa (15 kcal)

Batata doce - 2 colheres de sopa (64 kcal)

Quinoa - 3 colheres de sopa (169 kcal)

Total - 284 kcal

O almoço deve ser leve e balanceado, sendo uma importante estratégia o consumo de alimentos de origem vegetal, ricos em fibras e fitoquímicos que promovem o equilíbrio corporal. O ideal é começar com um prato de salada de folhas verdes e palmito, temperado com um fio de azeite e sumo de um limão, para facilitar a digestão e fornecer vitamina C (limão) e ômega-9 (azeite). Os legumes assados com ervas são fontes de fibras e carboidratos de absorção lenta, garantindo energia sem provocar pico de glicose e hipoglicemia de rebote. A quinua é a fonte proteica da refeição, sendo um cereal que fornece aminoácidos em boa proporção, além de vitaminas do complexo B e minerais.

Lanche da tarde

- Bebida energética sem açúcar (versão Sugar Free) -

- Smoothie de bebida vegetal de amêndoas, frutas vermelhas e cacau.

Leite de amêndoas - 1 copo de 200 ml  (80 kcal)

Frutas vermelhas - 1 xícara de chá (39 kcal)

Cacau - 1 colher de sopa (50 kcal)

Bebida energética sem açúcar - 1 lata de 250 ml (0 kcal)

Total - 169 kcal

Para promover energia, sem aumentar o valor calórico do dia, no lanche da tarde recomenda-se uma lata de bebida energética sem açúcar, visto que o excesso de açúcar desequilibra o processo de desintoxicação esperado com esse cardápio. Além disso, o smoothie de frutas vermelhas, cacau e bebida vegetal de castanhas fornece alta concentração de fitoquímicos com ação antioxidante, principalmente antocianinas presentes no cacau e nas frutas vermelhas.

Jantar

- Sopa de abóbora, gengibre e couve refogada com azeite de oliva extravirgem

- Melancia

Sopa de abóbora com gengibre - 1 prato (160 kcal)

Couve-manteiga - 2 colheres de sopa (36 kcal)

Melancia - 1 fatia média (66 kcal)

Azeite de oliva - 1 colher de sopa (90 kcal)

Total - 352 kcal

A sopa de abóbora com gengibre, para o jantar, é uma opção rica em betacaroteno (abóbora) e gingerol (gengibre), dois importantes antioxidantes que contribuem para a redução de radicais livres que se acumulam com o excesso de alimentos calóricos das festas. A melancia, principalmente a parte branca, é fonte de citrulina, um aminoácido precursor da arginina que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, contribui para a entrega de nutrientes aos tecidos corporais, além de ser rica em água e também auxiliar na hidratação.

Valor calórico total: 1242 kcal – aproximadamente 1200 kcal/dia.

 

 

 

 

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