Tremoço: petisco cheio de saúde (e proteínas!)



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Tremoço: petisco cheio de saúde (e proteínas!)

Típico em bares, para acompanhar a cervejinha, o tremoço é um petisco saudável, proteico e de baixo índice glicêmico

 

Você deve conhecer o tremoço da mesa do bar, mas talvez não saiba como esse grão é nutritivo. Os tremoços são uma das fontes mais ricas de proteína vegetal: 100g contêm 36,9g desse nutriente altamente importante e só perde para a soja nesse quesito. Para comparação, isso é quatro vezes mais que a quantidade proteica na maioria dos grãos integrais. Também oferece três vezes mais fósforo do que o leite de vaca.


Ou seja, o tremoço é uma excelente fonte de proteínas para vegetarianos e veganos, pois oferece proteínas de boa qualidade e outros nutrientes que são mais encontrados em fontes animais, como ferro e os ácidos graxos ômega 3 e 6.


Quer mais motivos para colocar esses grãos no seu dia-a-dia? Veja alguns:


Fortalece ossos e músculos.

A proteína é responsável pela cura e reparação do tecido. Além disso, esses grãos contêm toda a gama de aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. Os ácidos formam as células, músculos e ossos do corpo humano. Eles desempenham um papel crucial no transporte, bem como no armazenamento de nutrientes e na remoção de resíduos do corpo.


Protege o coração

Seu teor de fibra alimentar é de 4,6g por 100g, ou 17% do valor diário recomendado. A fibra é essencial para diminuir o colesterol ruim, limpar os vasos e prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Isso contribui para um menor risco de ataques cardíacos e derrames. Outro fator na promoção da saúde cardiovascular é o alto conteúdo de magnésio e potássio. O magnésio é um bom relaxante dos vasos sanguíneos, o que ajuda a fornecer um melhor suprimento de oxigênio e nutrientes para o corpo. O potássio é responsável pelo equilíbrio da água, regulando a pressão sanguínea e controlando os batimentos cardíacos. Os antioxidantes encontrados nos grãos impedem a inflamação.


Prevenção de problemas digestivos e aumento da imunidade

O consumo de tremoços ajuda a lidar com a constipação, síndrome do intestino irritável e outras condições relacionadas ao sistema digestivo. Seu alto teor de fibra os torna bons prebióticos, substâncias que alimentam boas bactérias no intestino. Estudos recentes mostraram a ligação direta entre essas bactérias saudáveis e o estado do sistema imunológico.


Perda de peso

Por seu alto teor proteico, os tremoços são supressores de apetite maravilhosos. Comê-los faz você ficar saciada por longos períodos de tempo. Além disso, 100g fornecem 40g de carboidratos de baixo índice glicêmico, que são uma boa fonte de energia e dão suporte às suas atividades físicas, portanto, ao comer esses grãos, você pode diminuir o consumo de outros alimentos sem se sentir fraco e cansado.


Controla o diabetes e ácido úrico

O tremoço ajuda a controlar os níveis de diabetes tipo 1 e 2 ao estimular a produção de insulina pelo pâncreas. Também auxilia no controle do ácido úrico.

 

 

 

 

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