As flores certas para cada ambiente



em Saúde
As flores certas para cada ambiente

Escolha as melhores flores para criar o ambiente que você precisa em casa ou no local de trabalho

 

As flores animam qualquer lugar. Por isso investir em flores como itens de decoração pode não só melhorar a aparência, mas também dar um pouco mais de vida a qualquer lugar – literalmente. Embora as flores sejam incrivelmente versáteis, elas podem mudar drasticamente o humor se a cor, o aroma ou a forma errada forem usados.


Segundo Luciana Ferreira, arquiteta e fundadora da Dell’Ambiente, o melhor é investir em flores naturais, que funcionam como verdadeiros filtros de ar e até de humor, além de serem muito mais bonitas. “As flores naturais conseguem dar um quê de sofisticação de uma maneira muito simples a qualquer ambiente. Para mim, são um curinga em acessório decô”.


Por isso, a arquiteta listou algumas dicas de decoração com flores para diferentes espaços e ocasiões, assim você não erra e mantém qualquer lugar decorado com muito bom gosto.


Escritório

“Todo escritório deveria ter ao menos uma planta”, diz Luciana. “O lugar fica mais iluminado e todo mundo fica mais feliz, é incrível. Mas é importante pensar com cuidado em sua escolha de flores e plantas. Haverá rega e cuidados regulares? Você quer uma planta que possa ajudar a filtrar o ar? Tudo isso precisa ser considerado”.


Por isso, a flor mais recomendada por Luciana para escritórios e salas de trabalho, é o lírio da paz, ótimo para filtrar e limpar o ar ao redor deles, que em locais de trabalho pode ser pesado, especialmente por conta do ar condicionado. Além disso, o lírio da paz não precisa de muita luz solar.


Outra flor que pode ajudar e muito é a gérbera, perfeita para quem quer dar um pouco mais de cor ao ambiente. Ela também tem essa função de filtro de impurezas, e de uma em particular que pode ser encontrada na maioria dos escritórios – o benzeno, muitas vezes produzido por sistemas de impressão em pequenas quantidades na tinta usada.


Cozinhas e salas de jantar

“Opte por flores que tenham um aroma mais sutil, que não “brigue” com o dos alimentos, como tulipas, anêmonas ou mesmo lírios”. Luciana também afirma que brincar com as cores pode ser um estímulo sensorial a mais, algo muito interessante para esse tipo de local, altamente sensorial.


Sala de estar

A sala de estar é um lugar em que se pode brincar mais com a escolha de cores e aromar. “Procure usar flores que combinem com o seu estilo de decoração. Caso seja mais minimalista, invista em gérberas e girassóis, flores únicas que mantém esse sentido. Se a sua decoração for mais clássica, as rosas e hortências caem muito bem”.


Quarto

“No quarto é preciso tomar cuidado. Muitas flores possuem cheiros que podem ser alérgenos. Evite flores que soltem muito pólen, como lírios. Uma boa dica é a lavanda, que tem um aroma relaxante e a peônia, que tem um cheiro doce e suave”, explica Luciana.


Banheiro

Seu banheiro também pode ter flores! Segundo Luciana, orquídeas costumam ser excelentes para esse ambiente porque gostam de calor e umidade, mas também precisam de um pouco de sol, mas não muito.


Vale lembrar, que é melhor cultivar essas flores em vasos com terra, especialmente para evitar que larvas de mosquitos comecem a se criar dentro de casa e que seus vasos tornem-se vetores de doenças como a dengue.


Com isto dito, use e abuse da beleza das flores e crie ambientes inspiradores!

 

 

 

 

    • Parceiros de Conteúdo

 

                logo ABQV p                                Dell Ambiente