10 alimentos para aumentar a imunidade no inverno



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10 alimentos para aumentar a imunidade no inverno

A temperatura caiu, mas a sua imunidade não precisa cair junto com ela. Coma melhor e fique saudável

 

Que frio!!! A temperatura caiu e com isso tiramos botas, casacos e nossas melhores roupas do armário. Mas junto com tanta elegância também chegam os resfriados, gripes e problemas respiratórios, que nesta estaçãosão mais comuns em razão da aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias.


Para auxiliar aqueles que buscam prevenção, a nutricionista Maria Fernanda Kawabata, consultora da rede Covabra de supermercados, ajuda na escolha de alimentos que ajudam a fortalecer a sua imunidade e te manter saudável.


Frutas cítricas: As mais comuns são laranja, acerola, mexerica, limão, kiwi, morango. Famosas pelo alto tero de Vitamina C, antioxidantes, fibras, flavanóides e propriedades antiinflamatórias. No geral ajudam a aumentar a imunidade prevenindo contra o aparecimento de doenças, inclusive câncer e doneças cardiovasculares. Um ponto importante para ressaltar é que a vitamina C é sensível e oxida facilmente com a luz e calor. Então, o ideal é consumir as frutas in natura ou os sucos logo que preparados. Ainda para os sucos, consumi-los com as cascas e bagaços enriquece a bebida em relação aos nutrientes e fibras.


Gengibre: Rico em vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes. Possui ação bactericida, antiinflamatória e antissépica, o que fortacele as defesas do organismo. Uma colher de gengibre ralado duas vezes por dia ou tomar chá de gengibre (2 colheres em um litro de água) durante o dia garantem esses benefícios.


Couve: Muito utilizada em “sucos detox” graças ao seu poder de limpeza no organismo, a couve ajuda a eliminar impurezas, mandando embora o que é ruim. Além de ser um ótimo antiinfalmatório, ajudar na cicatrização e renovação das células.


Tomate: Muito comum na mesa do brasileiro, ele possui Licopeno - um antioxidante que possui fundamental para prevenir o câncer e no combate a outros tipos de tumores. Também protege o coração das donças cardiovasculares.


Vegetais verde-escuros: São eles o brócolis, couve de bruxelas, rúcula, espinafre, chicória e a própria couve. Ricos em ácido fólico, vitamina A, B6 e B12 que possuem um papel importante na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. O ácido fólico também é um nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo


Alho e cebola: Possuem função imunoprotetoras, antiinflamatórias e atioxidantes. Ricos em selênio e zinco que protegem contra o aparecimento de doenças. Um dente de alho contém cerca de 5mg de calcio, 12mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, também responsáveis pelo aumento da imunidade com a multiplicação de células que combatem as infecções. A cebola ainda é rica em quercitina que é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alergicas.


Castanha do Pará: Rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.


Omega 3: Conhecida como “gordura boa” está presente no azeite de oliva, óleo de peixe, linhaça, chia, oleaginosas. É um ácido graxo essencial para nosso organismo, pois não é produzido pelo corpo. Ele auxilia na imunidade, na prevenção contra câncer, proteção do coração principalmente pelo aumento do colesterol bom, tem ação antiinflamatória, antioxidante, ajud na absorção de algumas vitaminas, entre muitos outrod benefícios.


Probibóticos: São microorganismos vivos benéficos ao organismo por favorecerem o equilibrio da microbiota inestinal. Eles afetam de maneira positiva as bactérias já existentes, aumentando a quantia das benéficas e diminuindo as que podem causar doenças. Dessa forma, o uso de probióticos podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, previnir alergias e outras disfunções.


Inhame: Riquíssimo em nutrientes, especialmente minerais como cálcio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B e C, atua diretamente na defesa do organismo, tem ação antioxidante, bactericida e ajuda na limpeza de impurezas e toxinas. O Inhame é uma excelente fonte de energia e tem efeito hipoglicemiante, que controla os níveis de açúcar no sangue. Pode ser utilizado em sucos no café da manhã, em jejum, além de sopas, tapioca e até sorvete.


Vale lembrar que, além do consumo regular desses alimentos, é preciso manter uma atividade física constante, reduzir o estresse e adotar hábitos mais saudáveis. Consumir alimentos prejudiciais em excesso também contribui para que a imunidade fique mais frágil.

 

 

 

 

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