Saúde mental no trabalho: dicas para equilibrar-se



em Saúde

Pessoas que sofrem com problemas como ansiedade e depressão podem e devem buscar ajuda, algumas dicas podem ser o início de uma jornada de autoconhecimento

 

O cotidiano no trabalho pode ser uma verdadeira panela de pressão emocional. Estresse, tensão, cobranças, frustrações, competição, tudo isso é um verdadeiro coquetel molotov psicológico que pode culminar em ansiedade, depressão, burnout e até mesmo em alcoolismo.


Problemas psicológicos são o segundo lugar em motivos para faltas no trabalho no Brasil e saíram do status de loucura ou frescura para ganharem seu lugar de devida importância na saúde ocupacional.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), alguns dos principais fatores de risco para a saúde mental de trabalhadores são assédio e bullying, excesso de trabalho, horários inflexíveis, ameaça de desemprego, entre outros. No caso das mulheres jornadas duplas e triplas de trabalho são um agravante.


Quer melhorar sua saúde mental e não deixar que a ansiedade mine sua capacidade de realizar cada vez mais? Nossas dicas podem ser um começo.
Converse - A comunicação e os relacionamentos interpessoais permitem que você se sinta menos sozinho em suas lutas pela saúde mental. Identifique uma pessoa que seja confiável e possa apoiá-lo durante seu dia de trabalho. Use essa pessoa como um recurso para discutir fatores de tensão no trabalho ou até mesmo ter uma conversa amigável durante o meio do dia de trabalho.


Exercite-se e mantenha-se ativo – Permita-se um intervalo para correr ou fazer ioga algumas vezes por semana. O exercício libera endorfinas e esses sentimentos de felicidade ajudam a aliviar o estresse durante um longo dia.


Peça ajuda - não se estresse com o pensamento excessivo. Peça ajuda a outros colegas ou à gerência, não faça disso um tabu. Seus empregadores têm a responsabilidade de promover a saúde mental no local de trabalho, portanto, mantenha-os responsáveis.


Faça uma pausa - Faça uma pausa quando se sentir ansiosa. Saia para almoçar e faça desse tempo um intervalo de relaxamento. Ou pare por cinco minutos para um chá. A recomendação é que a cada hora você deve desviar o olhar da tela por pelo menos 10 minutos, aproveite esse tempo para limpar a mente.


Estabeleça metas - É importante estabelecer metas para você, tanto grandes quanto pequenas, para que você tenha uma sensação de realização. Comece escrevendo uma lista de seus objetivos todos os dias. Ao completar esses objetivos, reconheça o progresso que você fez em um dia de trabalho.


Ajude seus colegas - Ajudar os outros é outra maneira de melhorar sua saúde mental. Ao melhorar o dia de outra pessoa, você também se beneficiará da satisfação de ajudá-lo.


Medite - Meditação antes ou depois do trabalho cria uma sensação de calma, e estudos mostraram que a meditação melhora drasticamente sua visão da vida. Depois de um dia estressante, é essencial dedicar alguns minutos a si mesmo e relaxar antes de começar as responsabilidades depois do trabalho.


Construa um sistema de suporte - é vital que você crie um sistema de suporte fora do local de trabalho. Ao se cercar de positividade fora do local de trabalho, você pode gerenciar melhor o estresse e as expectativas no ambiente de trabalho.


Adote bons hábitos - Comece a adotar hábitos diários de tarefas ou atividades que o deixem feliz ou ajude a desafiá-la; como regar as plantas da sua mesa de trabalho ou apenas completar um caça-palavras.

 

 

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