Evite a dor lateral na barriga ao correr



em Saúde

Confira algumas dicas para não sentir aquela dor na barriga super comum quando corremos

 

Você tem dificuldade de treinar corrida porque sempre no meio do percurso começa a sentir aquela dor na lateral da barriga e não consegue continuar? Você não está só. Isso é bastante comum.


Segundo a professora da Smart Fit, Maria Carolina Pimenta, esse incômodo pode ser evitado de forma simples. O principal fator é respirar sempre pelo nariz durante a corrida. É normal ouvirmos que a pessoa está respirando errado. A educadora física explica que a dor acontece quando respiramos pela boca. "Isso gera a má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo a produção de ácido lático, que causa a dor lateral", explica.


Pessoas que estão começando a praticar essa atividade física ou são sedentárias têm mais chances de sentirem a dor, pois uma atividade intensa demanda mais condicionamento aeróbico. Por isso, o treino diário, ou pelo menos três vezes na semana, também é um fator que vai evitar esse incômodo, pois o condicionamento físico melhorará e a dor tende a não aparecer.


Se a dor veio durante a corrida, é quase impossível dar continuidade ao treino. É recomendável, então, parar um pouco, respirar profundamente pelo nariz, enchendo bem os pulmões e soltar o ar profundamente pela boca. "Repita essa ação várias vezes até a dor passar. Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e você poderá dar continuidade ao exercício. E lembre-se, alimentar-se de maneira leve e saudável, principalmente antes do treino, vai permitir que o seu desempenho seja muito melhor na corrida, consequentemente, evitar que você sinta a dor".

 

 

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