Os benefícios dos alimentos brasileiros



em Saúde

A dieta do brasileiro é reconhecidamente muito saudável. Entenda como pratos tradicionais podem melhorar sua saúde

 

1. Bananas
Yes! Nós temos bananas! E elas são naturalmente isentas de gordura, colesterol e sódio e muito ricas em potássio. Os potenciais benefícios para a saúde das bananas incluem redução da pressão arterial, diminuição do risco de desenvolver leucemia infantil e proteção à saúde do coração. Além de serem um lanche perfeito para carregar na bolsa.

2. Arroz com feijão
Separados são bons, mas juntos são imbatíveis. Um exemplo de casal perfeito, pois que o arroz é rico em metionina e o feijão em lisina e juntos equivalem a uma porção completa de proteína, que dispensa até o consumo de carne. E é uma delícia, não é mesmo?

3. Brócolis
Essa arvorezinha contém altos níveis de fibra solúvel e insolúvel e é uma rica fonte de vitamina C. Além disso, os brócolis são ricos em vitamina A, ferro, vitamina K, vitaminas do complexo B, zinco, fósforo e fitonutrientes. Estudos descobriram que o consumo de brócolis pode potencialmente ajudar a prevenir a osteoartrite, proteger a pele contra os efeitos da luz ultravioleta, reverter o dano cardíaco ao diabetes e reduzir o risco de câncer na bexiga.

4. Chocolate
O queridinho da mulherada também é bastante nutritivo. O chocolate é rico em antioxidantes. Apesar de sua má reputação por causar ganho de peso, há uma série de benefícios à saúde associados ao seu consumo (prefira o chocolate amargo), que incluem: baixar os níveis de colesterol, prevenir o declínio cognitivo e reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Além, é claro, de amenizar a nossa TPM.

5. Coentro
Esse polêmico tempero muito usado na culinária nordestina diminui o risco de obesidade, mortalidade geral, diabetes e doenças cardíacas, ao mesmo tempo que deixa pele e cabelo saudáveis, aumenta a energia para o dia-a-dia e ajuda a emagrecer.

6. Café
O cafezinho faz parte da nossa cultura e pode proteger contra o diabetes tipo 2, prevenir a doença de Parkinson, diminuir o risco de câncer de fígado, prevenir doenças do fígado em geral e promover a boa saúde do coração. Deu até vontade de passar um café fresquinho aqui!

7. Couve
Muito além da feijoada, a couve faz parte da família de vegetais crucíferos, que também inclui couve, brócolis, repolho, nabo e rabanetes. É uma fonte extremamente rica de vitamina K e também contém folato, tiamina, niacina, ácido pantotênico, colina, fósforo e potássio, que podem ajudar na saúde dos ossos, reduzir o risco de câncer, diminuir os níveis de glicose nas pessoas com diabetes, melhorar o sono e o humor.

8. Alho
Estudos descobriram que o alho pode ser um antibiótico muito poderoso, ajudar a proteger o coração durante a cirurgia cardíaca e após um ataque cardíaco, diminuir o risco de desenvolver câncer de pulmão e reduzir os níveis elevados de colesterol e pressão arterial. Além de temperar seu arroz, feijão e ficar incrível nas mais diversas carnes.

9. Manteiga
Rainha do café da manhã e dos refogados, é rica em ômega 6, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combate até os altos níveis de glicose no sangue e o colesterol ruim. Também auxília na absorção de alguns nutrientes muito importantes, como as vitaminas A, B, E e K.

10. Mandioca
A mandioca, que também é chamada de aipim ou macaxeira dependendo da região do país, é um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo e sensação de saciedade. Esse carboidrato do bem ajuda a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro, melhora o viço da pele e é rico em vitamina C.

 

 

 

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