Qual é a melhor posição para dormir?



em Saúde

Descubra as posições que podem ajudar ou prejudicar a saúde da sua coluna na hora do sono

 

Dormir é bom, mas dormir em determinadas posições pode acabar com o seu dia por dores nas cordas. Por isso, o fisioterapeuta Fabiano Carvalho avaliou algumas das posições mais comuns durante as horas de sono. Segundo ele, dormir de lado é a posição menos agressiva para a coluna, pois mantém a integridade da postura e permite uma noite de sono mais tranquila e reparadora, além de prevenir dor das costas e outros problemas.


"As horas de sono são de extrema importância para a qualidade de vida e o bem estar. Quando dormimos de lado, devemos usar um travesseiro na altura do ombro e outro entre os joelhos levemente flexionados para manter toda a coluna mais alinhada, da cervical até o quadril". Para conforto extra, ele dá a dica de
abraçar um terceiro travesseiro e, ao escolher colchão de mola, dar preferência para um de mola ensacada, tecnologia que se adapta melhor às formas estruturais do corpo.

Para o fisioterapeuta, é importante preservar as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral durante o dono. Isso previne o aumento do estresse na área com
menos compressão nos discos intervertebrais, assim como uma melhor nutrição e reparação desta parte do corpo. "Uma má postura ao dormir pode aumentar o
risco de hérnias discais e outras complicações no disco e corpo vertebral, como a escoliose", destaca.

Para quem dorme de costas ou de bruços e não consegue se adaptar a dormir de lado, há maneiras paliativas de diminuir o impacto diário de oito horas de sono na coluna. Conforme informa Carvalho, quem dorme de costas deve usar um travesseiro baixo para evitar a projeção da cabeça para a frente, minimizando as complicações cervicais e dores no pescoço.

Outra recomendação é um segundo travesseiro embaixo dos joelhos, proporcionando uma leve flexão do quadril, o que deixa a lombar mais estabilizada e não tão
curvada.

Já para quem dorme de bruços, uma má notícia: é a pior posição para a sua coluna. Mas um travesseiro bem fino embaixo do umbigo e nenhum travesseiro sob a cabeça podem tirar um pouco da pressão lombar. Outro alerta aos que não apenas dormem assim, mas também deixam o braço embaixo do travesseiro: isso pode resultar num  pinçamento na região do ombro e é uma das principais causas de tendinite.

* Fonte: Flex do Brasil

 

 

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