Frio não influencia o aparecimento de dores no inverno



em Saúde
Frio não influencia o aparecimento de dores no inverno

“Movimentos e hábitos de vida em estações frias favorecem aparecimento de dores nas costas”, afirma especialista


Um estudo australiano* realizado com 993 pessoas com quadro de dor aguda nas costas mostrou que as condições metereológicas da região onde viviam não estavam relacionadas de maneira relevante aos episódios de dores. “Os resultados obtidos mostram que o frio pouco influencia no surgimento de dores no inverno, na verdade são as atitudes que as pessoas têm durante as estações frias que levam ao surgimento das dores”, diz Daniel Pimentel, fisiatra intervencionista do Spine Center, em São Paulo.

Com as baixas temperaturas, os músculos tendem a ficar mais tencionados e o calibre dos vasos sanguíneos diminui (vasoconstricção) para que o sangue se mantenha aquecido. Segundo Pimentel, esses eventos levam ao aparecimento ou piora de dores nos músculos. O líquido que lubrifica as articulações também se torna mais espesso conforme a temperatura diminui. “A melhor forma de combater esses acontecimentos é por meio de atividade física regular. O exercício produz calor e combate a tensão muscular”, diz.

Com a menor flexibilidade dos músculos durante o frio, eles ficam mais sujeitos a lesões. O alongamento de todos os grupamentos musculares é muito importante. “É ele que inicia o processo de aquecimento muscular evitando distensões durante os exercícios”, explica o fisiatra. Roupas e temperatura ambiente também ajudam a prevenir as dores. É importante manter-se agasalhado e deixar o ambiente sempre aquecido.

 

É comum que com a queda dos termômetros as pessoas tomem menos líquidos. A desidratação prejudica o metabolismo como um todo, incluindo o prejuízo da atividade muscular levando a dores. “A ingestão de líquidos no inverno deve ser a mesma que em qualquer época do ano: ao menos 2 litros”, recomenda o especialista. A nicotina também promove vasoconstricção , ou seja, até no frio o cigarro tem um potencial de causar a piora das dores.

 

Há uma tendência nos dias frios em ficar mais recluso em ambientes fechados, não tomando muito sol. Isso influencia diretamente na quantidade de vitamina D no nosso organismo (que é produzida quando se toma sol). A vitamina D é importante para o metabolismo do cálcio, sendo uma das responsáveis pela saúde dos ossos.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p