9 impressionantes benefícios da sálvia



em Saúde

Os benefícios da sálvia incluem vão da função cerebral à beleza da pele e melhora da digestão

 

A sálvia é um tempero popular e delicioso, mas é também inacreditável quando se trata de seu impacto sobre a saúde humana. Cientificamente conhecida como Salvia officinalis, a sálvia é uma planta da famíia do alecrim – muitas vezes são consideradas "ervas irmãs".
O uso tradicional de sálvia na medicina é bem documentado e remonta a milhares de anos. Foi inicialmente usado para o tratamento de mordidas de cobra, proteção contra o mal, para aumentar a fertilidade feminina e outros usos que deixaram de existir com o tempo.
No entanto, pesquisas modernas descobriram que o impacto da sálvia no corpo humano é real e vai muito além das crendices populares. A combinação de usos culinários com seu inegável impacto medicinal torna essa erva muito valiosa para a saúde humana. Conheça alguns dos benefícios da sálvia e aproveite!


Aumenta a cognição
Pesquisas mostraram que mesmo pequenas quantidades de sálvia, sejam inaladas ou consumidas, podem aumentar as habilidades de recordação e retenção de memória nas pessoas. A atividade cerebral também demonstra maior concentração e foco em um tema escolhido, o que significa que para os jovens na escola ou para aqueles em carreiras desafiadoras e intelectualmente exigentes, adicionar um pouco à sua dieta pode ser um estimulante cerebral eficaz.

Trata a inflamação
Mastigar as folhas de sálvia nem sempre é o remédio mais agradável, já que o sabor pode ser bastante intenso, mas essa é a maneira mais eficaz de obter os compostos orgânicos que atuam no seu organismo. Criar uma tintura ou macerar as folhas também pode funcionae, mas se você sofre de problemas inflamatórios, particularmente nos tratos respiratório ou gastrointestinal, você pode eliminar essa inflamação com essa fórmula. As qualidades antiinflamatórias da sálvia se vão de artrite e gota à inflamação geral do sistema cardiovascular, que pode resultar em doenças cardíacas e pressão alta. Os flavonóides e compostos fenólicos encontrados são responsáveis por esses efeitos benéficos.

Propriedades antioxidantes
Condições crônicas e doenças degenerativas podem ser algumas das preocupações de saúde mais debilitantes e perigosas que você enfrenta em sua vida. Muitos deles são causados por radicais livres, os perigosos subprodutos do metabolismo celular que atacam as células saudáveis, causando apoptose ou mutação. Compostos antioxidantes encontrados na sálvia, como ácido rosmarínico, luteolina e apigenina, podem trabalhar para neutralizar os radicais livres e impedi-los de criar estresse oxidativo no coração, sistemas de órgãos, pele, articulações, músculos e até mesmo no cérebro.

Previne a Doença de Alzheimer
Como mencionado acima, a sálvia tem a capacidade de estimular a função cerebral para melhorar a memória e a concentração; no entanto, também trabalha para eliminar distúrbios cognitivos que podem surgir, incluindo Alzheimer e demência. Embora a pesquisa dessas aplicações ainda esteja nos estágios relativamente iniciais, é animador ver avanços reais com alternativas fitoterápicas ao tratamento farmacêutico. As vias neurais estimuladas pelos extratos e óleos essenciais de sálvia podem manter a mente fresca e jovem bem na idade avançada.

Fortalece o sistema imunológico
Existem algumas propriedades antimicrobianas que foram identificadas na sálvia e, embora normalmente sejam consumidas em pequenas quantidades, é possível criar uma aplicação tópica de sálvia (como tintura) e usá-la para prevenir infecções bacterianas e virais que atacam o corpo por meio da pele. Muitas vezes pensamos em doenças que entram pelo nariz ou pela boca, mas a pele também pode ser comprometida e usada como porta de entrada para agentes desconhecidos. Um creme tópico ou uma rotina antibacteriana que inclua sálvia pode ser uma linha extra de defesa contra esse tipo de vetor.

Melhora a saúde óssea
Um dos benefícios mais negligenciados da sálvia é, na verdade, seu nível superior de vitamina K, uma vitamina essencial para o corpo que não é encontrada em muitos alimentos. A vitamina K é um elemento crucial no desenvolvimento da densidade óssea e assegura a integridade dos nossos ossos à medida que envelhecemos. Se você sofre de sinais precoces de osteoporose ou viveu um estilo de vida sedentário, pobre em nutrientes, sua saúde óssea provavelmente é baixa. Adicionar folhas de sálvia à sua dieta pode aumentar significativamente os níveis de vitamina K, já que uma dose única tem 27% de sua ingestão diária recomendada.

Cuidados com a pele
Uma pomada tópica pode ser criada usando folhas de sálvia ou uma tintura da planta que se mostra eficaz contra certas condições da pele, incluindo eczema, psoríase e acne. Essas manchas desagradáveis podem ser rapidamente acalmadas e sua aparência pode ser reduzida gradualmente se você aplicar regularmente extratos de sálvia e pomadas nas áreas inflamadas ou afetadas.

Controla o diabetes
Pode haver algum debate sobre a eficácia da sálvia em certas condições de saúde, mas quando se trata de diabetes, há um acordo generalizado. A panta contém certos extratos e produtos químicos que imitam os medicamentos normalmente prescritos para o controle do diabetes, que regula e inibe a liberação de glicose armazenada no fígado, evitando grandes flutuações de açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2 ou pelo menos gerenciar a condição, caso já tenha se manifestado.

Auxilia na digestão
O ácido rosmarínico encontrado na sálvia age como um agente anti-inflamatório para o estômago. Previne espasmos gástricos e pode reduzir significativamente a ocorrência de diarréia e gastrite. Adicioná-lo às suas refeições pode levar todo o processo digestivo de volta aos trilhos e reduzir a inflamação em todo o intestino.

Precaução: Embora não exista uma quantidade mensurável de oxalatos ou purinas, nem seja considerada uma erva tipicamente alergênica, a sálvia está na família das mentas, então aqueles que sofrem de reações alérgicas a membros dessa ampla família de plantas devem consultar uma médico antes de adicioná-lo à sua dieta.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p