Diabetes tipo 2 pode ser detectado 20 anos antes



em Saúde

Alguns sinais podem detectar o surgimento do diabetes tipo 2 mesmo antes do diagnóstico médico acontecer, segundo pesquisa

 

O número de brasileiros diagnosticados com dibetes aumentou 61,8% de 2006 a 2016, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. O diabetes tipo 2 representa de 90% a 95% dos casos da doença, geralmente se desenvolve após os 40 anos de idade e pode ser adquirido como consequência da má alimentação, obesidade e sedentarismo, ou seja, não precisa de pré-disposição genética.

Agora, uma pesquisa apresentada no Encontro Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD 2018) revela que os primeiros sinais de diabetes tipo 2 podem surgir 20 anos antes do diagnóstico da doença.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, os marcadores metabólicos elevados, como aumento da glicose em jejum, maior índice de massa corporal e sensibilidade à insulina, são detectáveis até mesmo antes do estágio de pré-diabetes.

O artigo é de autoria japonesa e acompanhou mais de 27 mil adultos com idade média de 49 anos e não diabéticos. Entre 2005 e 2016, 1.067 casos de diabetes foram diagnosticados e evidenciou-se que a exposição a fatores de risco foi mais comum entre aqueles que desenvolveram a doença.

Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum e resistência à insulina são considerados fatores que sinalizam o início do diabetes. Segundo a BBC, o estudo sugere que medidas oportunas devem ser tomadas para conter isso. O relatório também cita outro estudo segundo o qual o diabetes tipo 1 pode ser diagnosticado erroneamente em indivíduos após os 30 anos de idade.

O estudo, publicado no The Journal of Endocrine Society, investigou os índices de massa corporal (IMC), sensibilidade à insulina e níveis de açúcar no sangue em jejum de 27.000 não-diabéticos, a partir dos 20 e 50 anos. Um IMC maior é indicativo de Diabetes tipo 2. O estudo foi realizado por 11 anos, de 2005 a 2016, e acompanhou os indivíduos até que o diabetes tipo 2 se instalou.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p