Caloria negativa existe? Saiba mais



em Saúde

Muito se fala sobre alimentos com calorias negativas, ou seja, que anulam as calorias ingeridas. Saiba se é mito ou verdade

 

Quem quer emagrecer certamente já ouviu falar sobre um termo chamado "calorias negativas", que consiste em uma série de alimentos que, em tese, retiram as calorias do que você já comeu. Supostamente, os alimentos com calorias negativas precisam de mais energia para serem digeridos do que oferecem na ingestão. Então, teoricamente, você "queimaria calorias" comendo e, portanto, compensaria as calorias ingeridas. Tipicamente o aipo está lista, seguido de alface ou pepino.


Quais são os alimentos com calorias negativas?

Os alimentos na lista de "alimentos com calorias negativas" são geralmente aipo, alface e gelo. Talvez algumas frutas de baixas calorias, como mirtilos, morangos ou maçãs, sejam adicionadas. A maioria desses alimentos é realmente muito alta em água (e às vezes fibra) e baixa em calorias. Então, se você está bem com o fato de comer quase nada, essa dieta pode funcionar para você.


Se você não está convencido, a Academia de Nutrição e Dietética escreveu uma versão simplificada de como funciona o metabolismo, o que ajuda a explicar por que a idéia de alimentos negativos em calorias não é totalmente infundada. Essencialmente, comer uma quantidade ilimitada de alimentos negativos em calorias na verdade não vai deixar você com um balanço energético negativo.

No entanto, te deixará com uma ingestão muito baixa de calorias durante o dia – o que desacelera o seu metabolismo – além de fornecer poucos nutrientes. Você poderia comer aipo durante todo o dia, todos os dias?

Digamos que queríamos enfrentar esse desafio e comer esses alimentos negativos em calorias. Nossa dieta consistiria em gelo, aipo, pepino, cebola, alface e algumas frutas aqui e ali.

Isso soa sustentável? Na verdade não. Comer esses "alimentos negativos em calorias" pode certamente ser parte de uma dieta saudável do ponto de vista dos nutrientes, mas eles não são suficientes para sustentar um corpo forte e capaz.

Nós reconhecemos que existem muitos nutrientes na maioria desses "alimentos negativos em calorias", e eles pertencem a uma dieta equilibrada. Mas, em última análise, o termo "calorias negativas" é apenas um slogan extravagante para chamar a atenção daqueles que querem perder peso.

Realisticamente, não há comida mágica ou único tipo de alimentos que o ajude a perder peso imediatamente. Em vez de tentar comer "alimentos negativos em calorias", concentre-se nos aspectos positivos que podem levar a mudanças de estilo de vida reais, como controle de porções, escolhas de alimentos adequadas, exercícios consistentes e equilíbrio.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p