Exercício físico pode melhorar a saúde dos hemofílicos



por Renata Menegatti
em Saúde
Exercício físico pode melhorar a saúde dos hemofílicos

Segundo pesquisas, atividade regular é forma mais barata e preventiva para manutenção da saúde e qualidade de vida

 


A hemofilia, distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue, tem como a atividade física uma aliada para a prevenção de episódios hemorrágicos, sejam eles internos ou externos, que podem ocasionar problemas como dor, inchaço ou até mesmo sequelas físicas.


Os exercícios, é claro, devem ser selecionados a partir de avaliação física e indicados por profissionais habilitados para a reabilitação, fortalecem a musculatura e agem como um mecanismo natural de prevenção de hemorragias.hemorragia


“O exercício físico melhora o condicionamento da pessoa com hemofilia e os benefícios são constatados a partir de análise de revisões sistemáticas das quais conclui-se que há aumento e reforço da massa muscular. Quando variado e regular, a atividade diminui a frequência ou gravidade de episódios de sangramento”, explica Rodrigo Yamamoto, fisiatra responsável pelo Ambulatório de Hemofilia no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMREA- HC).


Os exercícios são fundamentais e podem atuar como tratamento de prevenção, mesmo quando não há fator de coagulação à disposição para usar, medicamento utilizado de forma preventiva para inibição das hemorragias, e é a forma mais barata, pois não precisa de uma aparelhagem disponível. Além de prevenir outras doenças como osteoporose, diabetes e problemas do coração, entre outras”, reforça o fisiatra.


Outro ponto abordado, é a necessidade de acompanhamento multiprofissional, desde odontologia, cardiologia e ortopedia que envolve até o simples uso de uma palmilha diferenciada que evita as hemartroses, as hemorragias internas que afetam os músculos, além da nutrição, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, em casos necessários, além de serviço social e médico, terapia ocupacional e enfermagem.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p