5 exercícios funcionais para secar



em Saúde
5 exercícios funcionais para secar

Aparelhos especiais e seus benefícios ajudam a secar a barriga e fortalecer coxas e glúteos


O treino funcional é um dos métodos mais eficazes para quem deseja perder barriga e definir o corpo. Como os exercícios conseguem trabalhar diversas capacidades físicas em um único exercício os resultados podem parecer mais rápidos. Se você quer secar a barriga e dar um “tchauzinho” para a flacidez no glúteo, coxa e braços o treino funcional é o mais indicado.


De acordo com o André Cano Fernandez, especialista em treinamento funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética, os exercícios feito no treino funcional não só emagrece, mas também faz bem a saúde. Veja alguns exercícios feitos nos aparelhos específicos:


Corda naval

Entre os benefícios do treinamento com corda naval, estão o ganho de agilidade e coordenação motora, mais agilidade, coordenação aperfeiçoada, mais equilíbrio corporal, melhora da capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento dos grupos musculares superiores, melhora da pegada, com mais firmeza e precisão, gasto calórico que pode chegar a 600 calorias por aula. Realize 3 séries de 30 segundos, com 20 segundos de descanso entre elas.


Agachamento

O agachamento é considerado um dos exercícios mais poderosos para definir e aumentar o bumbum e as pernas e, por isso, se tornou uma das apostas do treino funcional. O agachamento melhora nossa mobilidade funcional e nos dá mais velocidade em caminhadas e corridas, aumenta nossa densidade mineral óssea e com isso, temos a redução da chance de termos fraturas, fortalece a musculatura do core evitando dores nas costas e lesões, maior altura em saltos verticais e um melhor desempenho nos esportes de quadra ou campo. Tudo isso porque o agachamento é um exercício composto, ou seja, recruta mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. É um dos melhores exercícios para atletas e para a população em geral. Existem vários tipos de agachamento, um dos mais tradicionais pode ser feito no Bosu.


Slide board

É uma placa lisa utilizada para fazer exercícios basicamente de deslizamento, simulando os movimentos da patinação. Geralmente, as placas possuem 8 metros e duas fileiras de borrachas nas extremidades para amortecer e brecar os movimentos.


Para ajudar a deslizar melhor, use uma meia apropriada. Os movimentos feitos no slide board usam a força e o peso do próprio corpo como carga, por isso é considerado um treino funcional.
Esse treino serve para enrijecer glúteos e coxas, além de trabalhar a resistência, o condicionamento físico, aumentar o equilíbrio, a agilidade e melhorar a velocidade de quem corre. Outro benefício do slide board é que tem muito pouco risco de lesões, já que os exercícios aeróbicos são de baixo impacto. O ideal é fazer o treino por 5 a 10 minutos, aumentando o tempo de duração (15 a 20 minutos) conforme for aumentando seu condicionamento físico.

 

Prancha

A prancha exige força no abdômen, equilíbrio e concentração. A isometria, missão de sustentar o corpo sem se mexer, exige muita força no abdômen, além de concentração e equilíbrio. O princípio básico da prancha é recrutar e tonificar os músculos mais profundos da região. “E o interessante é que o mesmo exercício pode ser ajustado em vários níveis, atendendo às necessidades das pessoas iniciantes e também das atletas mais avançadas”, comenta o especialista.

 

Um dos tipos de prancha que podemos citar é a Prancha de 4 Apoios: Deitada para baixo, com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão. Eleve o tronco até alinhá-lo completamente. Mas para aumentar o desafio, você deve se equilibrar sem o apoio dos joelhos. Além dos braços e pernas, a força aplicada para contrair o abdômen faz toda a diferença. Permaneça na posição por 30 segundos realizando 3 séries, com 30 segundos de descanso entre elas.

 

Treino suspenso

Potente para emagrecer e secar a barriga, ele trabalha todos os músculos e é realmente eficiente para ter um corpo definido. Pegue os estribos e trabalhe o seu corpo contra a gravidade para construir músculos e queimar gordura. A instabilidade causada pela suspensão desenvolve a força que é muito difícil de replicar com pesos normais. Dica de exercício: Tricep press – Para tríceps de ferradura, segure firme e dobre os braços para os antebraços vir à sua cabeça. Em seguida, estenda com força para endireitar seus braços. Este queima, mas atinge todas as fibras do seu tríceps para ganhos rápidos. Faça 3 séries de 10 min (iniciantes) a 15 (avançadas) repetições cada uma.

 

 

    • Parceiro de Conteúdo

 

                logo ABQV p