Como voltar a correr sem lesões?



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Como voltar a correr sem lesões?

Alguns cuidados devem ser tomados para que a volta à rotina de exercícios não se transforme em um problema


Lesões, cansaço e longas jornadas de trabalho são alguns dos motivos que afastam os corredores das pistas ou das provas de rua. Mas a paixão pelo esporte, aliada à vontade de deixar o sedentarismo de lado, faz com que muitos retornem aos treinamentos, inclusive sem muitos cuidados, o que pode ser extremamente prejudicial ao organismo.

 

“Durante um período sem atividades físicas, o condicionamento e a força muscular são reduzidos, portanto, é necessária atenção redobrada com o ritmo e a intensidade do treino que será adotado neste momento. Não é possível recomeçar do ponto onde se parou. A rotina de exercícios deve ser retomada aos poucos”, ressalta a gerente médica, Dra. Talita Poli Biason.


E a caminhada pode ser o primeiro passo. “Após um período de adaptação corporal, que varia, em média, entre 30 e 45 dias, as atividades podem ter o ritmo intensificado”, aconselha. “Ainda é fundamental que o atleta refaça a avaliação médica, para uma análise do seu atual estado de saúde. O apoio de um profissional de educação física, que definirá a intensidade de treinamento mais adequada, também é importante”, finaliza Dra. Talita.

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